sexta-feira, 14 de maio de 2021

A Quinta dos Animais, com ilustrações de Ralph Steadman

 


Muitas são as edições e adaptações do clássico "A Quinta dos Animais" de George Orwell que se conhecem e nos últimos tempos têm surgido mais algumas, como é o caso deste novo livro da editora Cavalo de Ferro.

Segundo uma chamada extra de uma cinta vermelha que envolve o livro, "Todas as edições de 'A Quinta dos Animais' são iguais, mas esta é mais igual do que as outras."

Trata-se de uma edição ilustrada e as ilustrações do renomado artista britânico Ralph Steadman conferem um carácter único ao livro, tornando-a imprescindível a fãs de clássicos da literatura e da obra de Orwell.

Os animais da Quinta do Solar, cansados de uma vida de miséria e escravatura, decidem rebelar-se contra o seu único inimigo e senhor - o Homem. Porcos, cavalos, galinhas, cães, ovelhas lutam pela independência e pela liberdade, expulsando da herdade o seu terrível dono. A Quinta do Solar dá lugar à Quinta dos Animais, pautada pela igualdade e isenta de vícios humanos.

Porém, no rescaldo da Revolução, novas tiranias despontam e as tentações do poder conspurcam as mais nobres causas. Certos animais tornam-se mais iguais do que outros e, com o passar do tempo, o ideal de vida pelo qual tanto lutaram reduz-se a uma memória fugidia.

Ao mesmo tempo fábula, alegoria socio-política e sátira negra sobre a História moderna, A Quinta dos Animais é um dos livros mais controversos alguma vez escritos, que ganhou o estatuto de clássico intemporal para todas as idades.




Sem comentários:

Enviar um comentário