sexta-feira, 7 de julho de 2023

"Em busca do Tintin perdido", uma fantasia autobiográfica de Ricardo Leite - edição A Seita


Ficámos encantados com a apresentação que Ricardo Leite fez deste seu livro (edição d' A Seita), no Festival de Banda Desenhada de Beja no início de junho. Um livro que ainda não conseguimos começar a ler, mas que seguramente vai ficar na nossa memória. Primeiro porque escutámos atentamente o percurso do autor e o seu sonho de tantos anos de publicar Banda Desenhada. Aconteceu agora, com o autor já na casa dos sessenta anos, prova de que independentemente da idade, nunca devemos deixar de sonhar e de lutar pelos nossos sonhos. 

E se é para sonhar, que seja em grande! Repetimos que ainda não começámos a leitura, mas só pelo conteúdo apresentado, pelos magníficos desenhos (que também vimos em exposição no Festival), e pela homenagem que é feita à Banda Desenhada e aos seus autores, já sabemos que esta é e será sempre uma obra de referência para os amantes da nona arte. Abaixo mostramos imagens do autógrafo que o autor nos deu, da sua apresentação e exposição, assim como um pouco do interior do livro.

A sinopse:

Magnificamente ilustrado num preto e branco dinâmico e pormenorizado, o livro de Ricardo Leite tem tudo para agradar não apenas aos fãs de Hergé e da sua principal criação, mas a todos aqueles que querem conhecer um pouco melhor a Banda Desenhada ocidental e os seus maiores criadores, muitos dos quais são personagens deste livro fascinante. Uma viagem a Bruxelas serve de pano de fundo, e de justificação para uma “fantasia autobiográfica”, que o levará ao longo de memórias de encontros, uns reais, outros imaginados, com grandes nomes da Nona Arte, e de discussões sobre estilos, autores, países, e muito mais, à descoberta das raízes da sua paixão pela BD.

"Em Busca do Tintin Perdido" assinala a estreia de Ricardo Leite em livro e no catálogo d’A Seita, com uma obra muito pessoal, mas de impacto universal. Um livro espectacular, que surge acompanhado por um ex-libris exclusivo limitado a 149 exemplares numerados e assinados, que estará disponível apenas em eventos, nas livrarias especializadas e nas compras feitas através do site da Seita.

Nascido em 3 de Março de 1957, Ricardo Leite é brasileiro e mora no Rio de Janeiro. Ilustrador, artista gráfico, designer, CEO da agência de comunicação Crama Design Estratégico, tem desenvolvido vários projectos para marcas brasileiras e internacionais, incluindo a criação de centenas de capas de discos para grandes artistas da música brasileira. Nos anos 70 e 80, publicou inúmeras bandas desenhadas. Coleccionador de arte e da Nona Arte, o seu sonho sempre foi tornar-se autor de BD. Durante cerca de dez anos, essa paixão pela nona arte levou-o “a procurar o seu Tintin perdido”. Um trabalho, que lhe rendeu a insígnia de Cavaleiro da Ordem da Coroa do Reino da Bélgica (Decreto Real de 20 de Janeiro de 2021) e está publicado na Bélgica, França, Brasil e agora Portugal.














Sem comentários:

Enviar um comentário