Já aqui dissemos noutra ocasião, de que somos fãs da genialidade de Fernando Pessoa, pelo que a banda desenhada é uma excelente forma de aprendermos ou reaprendermos poemas e trabalhos do escritor. Nesta antologia temos oito pequenas "histórias" ou, oito interpretações gráficas de obras de Pessoa e dos seus heterónimos, realizadas por artistas portugueses.
A obra Pessoa Fragmentado é do grupo TágIIde, em parceria com o Lisboa Pessoa Hotel e trata-se de uma adaptação para a linguagem da banda desenhada do vasto universo literário de Fernando Pessoa (1888–1935). Foi realizada em homenagem ao mais influente poeta português do século XX, assinalando o nonagésimo aniversário do seu falecimento.
Conta com a participação de A edição conta com a participação de Jorge “RoD!” Rodrigues, Yves Darbos, Mário André, José Macedo Bandeira, João Raz, António Coelho, Rafael Marquês, Maria João Claré, Penim Loureiro e Patrícia Costa (Capa).
O que é interessante nas antologias é a diversidade de estilos, de desenhos, de formas de transmitir a mensagem e neste caso ainda mais interessante ver as diferentes linguagens gráficas a interpretar também os diferentes géneros de Pessoa. A multiplicidade dos seus heterónimos, as suas "personas", casam-se na perfeição com um trabalho colectivo deste género, que junta vários artistas, cada um vendo Fernando Pessoa à sua maneira. Claro está que o leitor gostará mais de uma história do que outra, há para todos os gostos, tal como a obra genial de Pessoa.





Sem comentários:
Enviar um comentário