terça-feira, 21 de julho de 2020

Ala dos Livros recupera série "Os Passageiros do Vento"


A editora Ala dos Livros anunciou há poucos dias que assumirá a conhecida série de François Bourgeon, "Os Passageiros do Vento". Considerada uma das grandes séries de culto da banda desenhada franco-belga, foi já traduzida em 20 línguas e conta com mais de seis milhões de livros vendidos desde o início da sua publicação.
Para já, este mês será publicado o tomo 8 - O sangue das cerejas (livro 1).
Para situarmos a narrativa desenvolvida por François Bourgeon ao longo de "Os Passageiros do Vento", convém recordar que esta série é actualmente composta por oito livros divididos por três ciclos. No primeiro ciclo (cinco tomos), cujo tema central é a escravatura do século XVIII, vemos a jovem e rebelde Isabel de Marnaye embarcar num navio da Maryne Royale e mais tarde num navio negreiro, acabando por chegar a S. Domingo; no segundo, o ciclo A Menina de  Bois-Caïman, composto por dois tomos,  acompanhamos os passos de Zabo, a bisneta de Isa, em plena guerra de Secessão Americana; e neste terceiro ciclo, denominado O Sangue das Cerejas, previsto para dois tomos, Zabo faz-se chamar Clara e vive em Paris, onde a Comuna divide a sociedade.
Publicamos aqui a sinopse e algumas imagens.

Paris, 16 Fevereiro de 1885. Jules Vallès, escritor, jornalista e político ligado à Comuna Francesa, fundador, entre outros, do jornal Le Cri du Peuple falecera em Paris dois dias antes. A amnistia aos antigos elementos da Comuna verificara-se cinco anos antes, em 1880, e os Communards estão de regresso à capital francesa onde o ambiente é conturbado. Zabo, que há vinte anos se encontrava no Louisiana, está, também ela, no meio da imensa multidão que assiste ao funeral de Vallès, respondendo agora pelo nome de Clara. E quando Zabo vê uma jovem bretã recém-chegada a Paris ser maltratada, intervém…



Sem comentários:

Enviar um comentário