sexta-feira, 17 de julho de 2020

Operação Overlord - 1.º volume


Saiu ontem o primeiro volume de uma colecção de seis, da série Operação Overlord, que surge mais uma vez da parceria entre a ASA e o jornal Público. Os seis álbuns desta colecção, da autoria de Michael Le Galli e Bruno Falba, com desenhos de Davide Fabri, são pela primeira vez publicados em português e transportam os leitores até ao coração de uma das grandes operações militares que abriram caminho à derrota alemã na II Guerra Mundial.
Em Junho de 1944, os Aliados lançam uma grande ofensiva na Normandia, norte de França, cujo objectivo último é libertar definitivamente a Europa do flagelo nazi. A amplitude estratégica da operação, dirigida pelo general Dwight Eisenhower, não tem precedentes – apesar do mau tempo que se anuncia, nada menos do que 160 mil homens vão ser lançados de pára-quedas e desembarcados em cinco praias francesas... É o início da Operação Overlord. Quanto a este primeiro álbum, Sainte-Mère-Église, aqui fica a sinopse: 

Está em preparação a maior operação de forças pára-quedistas da História. Londres, Maio de 1944: aproxima-se o dia do desembarque na Normandia. A 82.ª companhia aerotransportada tem como missão garantir a segurança das estradas, pontes e zonas de aterragem no norte da península do Contentin. Para tal, deve tomar de assalto a cidade de Sainte-Mère-Église e mantê-la a todo o custo até à chegada dos reforços, que deverão desembarcar em Utah Beach. No comando, cinco militares vindos dos quatro cantos dos Estados Unidos. Cada um tem a sua história, os seus sonhos, as suas motivações. Cada um viverá o horror da guerra à sua maneira...

Sem comentários:

Enviar um comentário