quinta-feira, 2 de julho de 2020

O Castelo dos Animais - imperdível!


Já aqui tínhamos falado desta obra-prima. Primeiro falámos da edição francesa e depois da chegada da versão portuguesa pelas mãos da Arte de Autor.
E agora voltamos a falar de novo, depois da sua leitura. O Castelo dos Animais é uma grande fábula política. Uma série que irá ter quatro volumes e este álbum de estreia tem o título de Miss Bengalore. Esta obra com argumento de Xavier Dorison e desenhos de Félix Delep, que fez parte da selecção oficial de prémios de Angoulême, convida-nos a uma série de reflexões, sobre temas muito actuais. Inspirada em "O Triunfo dos Porcos", tem tudo para ser uma série de culto.
A história tem de tudo. Ditadura e resistência, exploração laboral, repressão, submissão, revolta, negócios obscuros, luta pela sobrevivência, amizade e cumplicidade.
Esta primeira parte da história, que prende o leitor da primeira à última página e faz querer que o tempo passe rápido para que cheguem os volumes que se seguem, é centrada na personagem Miss Bangalore, uma gata que trabalha e vive em condições deploráveis para criar dois filhos. É através dos olhos dela e dos fantásticos desenhos de Delep, que traduzem de maneira exímia as emoções vividas, que vamos conhecendo a história. Cada um dos próximos episódios irá dar destaque a personagens diferentes, contando com os seguintes títulos:
2 - As Margaridas de Inverno
3 - A Noite dos Justos
4 - O Sangue do Rei
Uma aposta mais do que ganha pela Arte de Autor que nos continua a surpreender e a brindar com excelentes livros de banda desenhada.

Aqui fica novamente a sinopse:

Algures em França, entre duas guerras, no coração de uma quinta esquecida pelos homens, o Castelo dos Animais é dirigido com pulso de ferro pelo presidente Sílvio. Entregues a si próprios, os animais do castelo fundaram uma república para perpetuar a liberdade recém-adquirida. Contudo, a lei do mais forte não tardou a impor-se e Sílvio, o touro, reina tiranicamente e mantém a ordem (a sua ordem) com uma milícia de cães cruéis, explorando os outros animais. Ecoam rumores de revolta, mas são reprimidos de forma sangrenta. Até ao dia em que um rato, de passagem pela quinta, começa a contar histórias estranhas e subversivas.
Miss Bangalore, uma gata e César, um coelho gigolo, vão aliar-se ao misterioso Azélar, o rato. O desafio é: como fazer para derrubar uma ditadura? Como conduzir uma revolta não-violenta contra a repressão? 
Para responder a estas perguntas, Xavier Dorison explora os territórios do conto político e do mundo animal. Verdadeiro prodígio do desenho, Félix Delep revela tesouros de dinamismo e expressividade. 







Sem comentários:

Enviar um comentário