sexta-feira, 24 de julho de 2020

Leituras para férias - A Época das Rosas


Estávamos com curiosidade sobre esta novela gráfica de Chloé Wary, tendo em conta que foi premiada no Festival de Angoulême de 2020. A capa, embora com cores atractivas revelava um desenho com um traço um pouco infantil. Então e o que achámos desta leitura para jovens a partir dos 15 anos?
O desenho - embora não seja o que gostámos mais, reconhecemos que a história ganha imenso com o uso de cores fortes (foi desenhada e pintada a caneta) e a autora consegue transmitir muito bem os movimentos próprios do futebol, tema central da história.
O argumento - aqui tiramos o chapéu a Chloé Wary. A história prende o leitor da primeira à última página e através da protagonista Barbara, vamos tendo contacto com vários problemas da adolescência, questões sociais, conflitos familiares, a pressão das boas notas escolares, o consumo de drogas. Mas a emancipação feminina, é o tema central da história, através do enorme desafio que a equipa de futebol "As Rosas de Rosigny" e a capitã de equipa, Barbara, têm de enfrentar.
De notar que a autora se inspirou na sua própria experiência, tendo em conta que também foi jogadora de futebol e que não é a primeira vez que se centra na luta dos direitos das mulheres, pois o seu primeiro trabalho em banda desenhada era sobre as mulheres da Arábia Saudita, que pretendem alcançar o direito a conduzir.
Aposta ganha esta edição da editora Planeta Tangerina!

Relembramos aqui a sinopse e mostramos algumas imagens.

As "Rosas de Rosigny" são uma equipa de futebol feminino cheia de garra e talento que pretende qualificar-se para o campeonato nacional feminino da época. No entanto, um corte nos subsídios leva a directora a retirá-las da qualificação e a apostar tudo na equipa masculina. Abalada com a injustiça, Barbara, a capitã da equipa, decide agir. Mas nem tudo é simples e, para Barbara, são muitos os desafios em campo: a mãe, os estudos e, nas entrelinhas, o seu papel no clube, na cidade, no mundo. Para Barbara é este o momento de reconhecer prioridades e defender as suas convicções. É isso que está em jogo.




Sem comentários:

Enviar um comentário