sábado, 31 de outubro de 2020

CartoonXira - as imagens da exposição

Ontem falámos nos livros, hoje não podemos deixar de falar da exposição CartoonXira 2020, que já fomos ver como fazemos todos os anos. E como sempre, uma exposição muito bem estruturada com obras de grande qualidade, que ganha muito por ter regressado ao Celeiro da Patriarcal, um espaço nobre e bonito.

A exposição prima pela simplicidade e organização, mas marca pontos precisamente por isso, ou seja, às vezes não é preciso inventar muito para proporcionar uma boa experiência aos visitantes.

Quanto aos trabalhos, nota máxima à selecção das obras expostas que revelam o que de melhor se fez em 2019 no que toca à arte do cartoon. Podemos ali encontrar cartoons de André Carrilho, António Antunes, António Maia, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Henrique Monteiro, Nuno Saraiva, Rodrigo de Matos e Vasco Gargalo. No mesmo espaço encontra-se uma exposição paralela, como habitualmente, dedicada a um cartoonista estrangeiro. Este ano o visado foi Cau Gomez, cartoonista/ilustrador brasileiro.

A exposição encontra-se aberta ao público até 6 de Dezembro e é de entrada gratuita. Vale bem a pena!

Depois de termos visitado a exposição, foi-nos sugerido visitarmos uma outra, ali perto, na Fábrica das Palavras. A exposição intitulada "Entrelinhas" apresenta apenas trabalhos de António Antunes, desenhos e pequenas esculturas, todos eles representativos de escritores. Desta exposição infelizmente não temos fotografias, pois incompreensivelmente não é permitido fotografar de forma alguma. Uma restrição que não se entende, quando tínhamos acabado de vir do CartoonXira, onde estão igualmente expostos trabalhos do mesmo desenhador. Fica aqui apenas a imagem do cartaz para terem uma ideia. 













Sem comentários:

Enviar um comentário