quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Hoje! Lançamento mundial de "O Menir de Ouro" - novo álbum ilustrado de Astérix



A editora ASA lança hoje a edição portuguesa, em simultâneo com o resto do mundo mais um álbum ilustrado de Astérix. Mas não é um livro qualquer, trata-se de uma obra escrita por René Goscinny e desenhada por Albert Uderzo, nunca antes editada em álbum. 

O Menir de Ouro, colocada à venda pela primeira vez em formato de livro-disco em 1967, tornou-se uma verdadeira relíquia quase perdida. A história, escrita com a vivacidade narrativa de Goscinny propositadamente para uma gravação áudio e ilustrada com a mestria gráfica de Uderzo propositadamente para o livreto que acompanhava o disco, é uma jóia a redescobrir. Ela bem merecia ser valorizada, juntando-se a partir de agora à colecção de álbuns ilustrados de Astérix.

Este novo álbum ilustrado proporá um novo grafismo com uma paginação mais forte, para permitir que o leitor mergulhe mais a fundo nos textos e desenhos destes dois génios da nona arte. E para esse efeito, com o propósito de manter inalterável o genial argumento do seu amigo René Goscinny, Albert Uderzo pôde supervisionar, em finais de 2019, o minucioso trabalho de restauro que foi levado a cabo pelos seus mais fiéis colaboradores sobre ilustrações já de si absolutamente sublimes. 

Para além de tudo isto, para completar a experiência e permitir que os fãs de todas as gerações vivam esta aventura tal e qual a tinham imaginado os seus criadores, uma gravação áudio deste álbum ficará também disponível online gratuitamente.

A história: 

Reina a agitação na aldeia  gaulesa: Cacofonix decidiu  participar no famoso concurso  de canto dos bardos gauleses  para conquistar o Menir de Ouro! Para o protegerem neste  certame seguido de perto pelos  romanos, Astérix e Obélix ficam  encarregados de o acompanhar:  eles não devem perder Cacofonix  de vista, mesmo correndo  o risco de… ficarem surdos!

Aqui podem ver o antes e o depois do restauro das imagens e uma imagem que relembra a colecção de álbuns ilustrados.





1 comentário: