terça-feira, 27 de outubro de 2020

Os Escorpiões o Deserto - volume 2 (obra completa)


Já aqui falámos deste livro, mas hoje tratamos dele com maior detalhe. Os Escorpiões do Deserto é outra das séries marcantes de Hugo Pratt, sendo este o segundo de três volumes da edição da Ala dos Livros, comemorativa dos 50 anos da primeira publicação. 

A história de Os Escorpiões do Deserto é uma história de homens. De homens de diferentes raças e de diferentes humanidades. E é, também, uma história de guerra. A história da Segunda Guerra Mundial, no corno de África, que Pratt de certa forma vivenciou e que nos conta através dos relatos e dos olhos do oficial polaco Koinsky. É ainda uma viagem através das dunas do deserto africano, com os seus oásis remotos, os fortes abandonados, mulheres guerreiras, beduínos sanguinários, cantores de ópera ou oficiais apaixonados. É uma viagem ao longo de um território árido, onde se encontram personagens marcantes, presas num conflito onde todos parecem perdidos sem saber que partido tomar.

Produzida a preto e branco, a obra é enriquecida, porém, por uma galeria de aguarelas a cores, ilustrando a riqueza dos fardamentos militares, bem como a dos trajes dos povos daquela região do norte de África. 

Neste volume estão incluídas as estórias Um Fortim em Dancália e Conversa Mundana em Moulhoule e podem apreciar, de seguida, algumas das páginas desta edição que fará as delícias de qualquer coleccionador e amante de banda desenhada.









Sem comentários:

Enviar um comentário