segunda-feira, 5 de julho de 2021

Introdução ao Cálculo em banda desenhada


Depois da Economia e da Psicologia, é agora a vez do Cálculo ser explicado em banda desenhada. Nesta recente edição da Gradiva, com Grady Klein e Yoram Bauman como nossos guias, escalamos os dois picos da Montanha Derivada e da Montanha Integral, e dos seus cumes vemos como o cálculo se relaciona com o resto da matemática.

Começando pelos problemas da velocidade e da área, Klein e Bauman mostram como a disciplina é unificada por um teorema fundamental. Conhecemos génios como Arquimedes, Liu Hui e Bonaventura Cavalieri, que sobreviveu aos declives da intuição, mas que nos preparou para a avalancha de perigos postos pelo rigor matemático. Depois escalamos mais, mexendo-nos entre limites, valores extremos, optimização e integração, e aprendemos como o cálculo pode ser aplicado à economia, física e tanto mais. Klein e Bauman completam o livro com um prático glossário de símbolos de forma que não mistures constantes com restrições.

A narrativa é viva e envolvente, repleta de graças e esclarecimentos, o que faz com que "Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada" seja um início essencial para estudantes ou para alguém curioso sobre matemática.






Sem comentários:

Enviar um comentário