segunda-feira, 19 de julho de 2021

Cartoonista italiana Gio, vence edição de 2021 do World Press Cartoon

Cultural Digital Printing, é o nome do cartoon vencedor da edição de 2021 do World Press Cartoon, desenho publicado no jornal online espanhol Mundiario, em Novembro de 2020. Uma impressão digital feita a partir de jornais, da autora italiana Gio, nome artístico de Mariagrazia Quaranta, mereceu a distinção do melhor desenho de humor e arrecadou o Grand Prix da 16.ª edição deste grande evento anual do desenho de humor na imprensa mundial, que abriu as portas este fim de semana, e estará patente até dia 17 de Outubro, no Centro Cultural das Caldas da Rainha, com a selecção dos melhores trabalhos concorrentes.

Entre os nove premiados desta edição, Gio arrecadou o maior prémio monetário, no valor de 10 mil euros. Ainda nesta mesma categoria de Desenho de Humor, o júri atribuiu o segundo prémio à obra 2020 Ano da Pandemia, do albanês Agim Sulaj, publicado pelo jornal Corriere Romagna, de Rimini, em 23 de Novembro de 2020. O terceiro prémio foi para O Pequeno Almoço, do sérvio Goran Divac, publicado no jornal Vecernje Novosti, de Belgrado, a 13 de Dezembro de 2020.

O World Press Cartoon distinguiu ainda trabalhos em duas outras categorias. Em Caricatura, o primeiro prémio foi atribuído ao mexicano Dario Castillejos, com a obra Greta Thunberg; o segundo prémio foi para Juan Carlos II, do português André Carrilho, e o terceiro prémio distinguiu a caricatura Rainha Sofia de Espanha, do espanhol Ivan Mata Tamayo. Trabalhos realizados para as publicações, El Imparcial, Diário de Notícias e El Diario Vasco, respectivamente.

Na categoria Cartoon Editorial, o primeiro prémio foi atribuído ao ucraniano Konstantin Kazanchev, por um desenho sem título, publicado na plataforma de cartoons holandesa Cartoon Movement e o segundo prémio foi para Trump Riot, do australiano David Rowe, publicado no jornal Australian Financial Review. O terceiro prémio foi entregue ao artista argentino Alejandro Becares, por David e Golias, publicado também na plataforma Cartoon Movement.

Os desenhos foram avaliados por um júri internacional que integrou, para além do representante da organização, António Antunes, Christine Traxeler de França, Jugoslav Vlahovic da Sérvia, Leonardo Gutierrez da Venezuela e João Alpoim Botelho de Portugal. Participaram na competição quase um milhar de obras, publicadas em 64 países.

 GRANDE PRÉMIO WPC 2021 e 1.º Prémio Categoria GAG - Gio - Impressão digital Cultural - Itália

2.º Prémio Categoria GAG - Agim Sulaj - 2020 ano da pandemia -  Albânia

3.º Prémio Categoria GAG - Goran Divac - Pequeno-almoço - Sérvia


1.º Prémio Categoria Caricaturas  - Darío - Greta Thunberg - México

2.º Prémio Categoria Caricaturas - André Carrilho - Juan Carlos - Portugal

3. Prémio Categoria Caricatura - Ivan Mata - Rainha Sofia de Espanha - Espanha



1. Prémio Categoria Editorial 2021 - Konstantin Kazanchev - Sem título - Ukraine Ucrânia

2.º Prémio Categoria Editorial 2021 - Rowe - Motim Trump  Austrália

3.º Prémio Categoria Editorial 2021 - Becs - David e Golias - Argentina

Sem comentários:

Enviar um comentário