terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Desenhar do escuro e Desenho de Luz, de António Jorge Gonçalves

 

"DESENHAR DO ESCURO é um livro que reproduz 82 dos cerca de 300 desenhos que António Jorge Gonçalves fez a lápis branco sobre cadernos pretos em 2020-2021.

Aplicando um processo de inversão – usado na xilogravura, por exemplo – no qual se desenha aquilo que está a branco em vez daquilo que está a preto, o artista registou paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, uma seleção atenta de fragmentos na vida quotidiana. Na exploração desta linguagem gráfica que lhe é inédita, António Jorge Gonçalves acaba por perceber que aquelas páginas pretas são como salas às escuras que precisam do lápis branco para revelar o que lá está dentro."

De Setembro a Dezembro de 2021, o autor percorreu várias localidades para apresentações do livro num formato de masterclass. Mas antes disso, no início de Setembro, no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, pudemos ver uma exposição com os magníficos desenhos do livro (penúltima e antepenúltima imagens).

Entretanto, desafiado pelo Teatro Nacional S. João, e no âmbito da celebração do seu centenário, o autor criou um livro de desenhos, intitulado "Desenho de Luz", que à semelhança do livro anterior, também aqui as páginas são pretas e os desenhos a branco (a luz). O livro foi lançado a 11 de Dezembro e a obra é absolutamente extraordinária (ver última imagem, como exemplo). Pena é que esteja completamente esgotada.









Sem comentários:

Enviar um comentário