sábado, 29 de janeiro de 2022

2021 - um novo recorde de vendas de Banda Desenhada em França



A organização do Festival de Angoulême revelou esta semana os resultados de um balanço e análise do mercado de Banda Desenhada francês, depois de um trabalho muito interessante, realizado em conjunto com a empresa GfK. Os resultados foram surpreendentes, com o ano de 2021 a bater todos os recordes e a representar a consagração de uma paixão francesa, única no mundo.

Desde há vários anos que as duas entidades, em parceria, estudam a evolução da nona arte e 2021 ficará para a história. A constatação é clara. Depois de uma década com números sempre a subir, as vendas de Banda Desenhada atingiram, no ano passado, perto de 900 milhões de euros, com 85 milhões de exemplares vendidos e taxas de crescimento superiores a 50%.

À luz destes resultados, podemos falar num verdadeiro fenómeno da sociedade, que dá à Banda Desenhada um estatuto muito particular no mercado livreiro e dos bens culturais. E todos os segmentos do Universo da BD estão em alta, embora à cabeça venha a dinâmica extraordinária do género manga, com um crescimento de 107% em volume de vendas, como se pode ver na lista dos títulos mais vendidos.

Apesar da mudança de tendências, a poção mágica surte ainda o seu efeito e "Astérix e o Grifo" ocupa o primeiro lugar nos títulos vendidos, com 1,5 milhões de exemplares, um número muito semelhante ao título anterior "A filha de Vercingetorix", em 2019.





Sem comentários:

Enviar um comentário