segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

A nossa leitura de "Armazém Central" - histórias 6 e 7

 


Estava em falta e foi uma das primeiras leituras de 2022, o álbum duplo da série Armazém Central, com as histórias 6 e 7, intituladas Ernest Latulippe e Charleston.

Esta é uma série da qual somos fãs. O excelente argumento e os lindíssimos desenhos, com ambiente bucólico que retratam o campo e a aldeia, agarram-nos à história de uma tal maneira, que agora, chegados à última página, ansiamos pelo próximo volume, que esperamos ver editado ainda este ano pela Arte de Autor.

Neste duplo álbum assistimos à transformação de Marie, a grande protagonista. E que transformação! De tímida e submissa, passamos a ver uma mulher a tentar encontrar o seu caminho para a felicidade, com vontade própria, com garra, mais bem resolvida, mais madura e sem medo de confrontar os mexericos e as alcoviteiras de serviço. O crescimento interior, o amadurecimento da personagem é bastante interessante, uma vez que acaba por ter também reflexo em outras figuras da história e ter, aos poucos, um poder transformador em toda a aldeia.

A maneira inteligente como os autores Loisel e Tripp afloram questões com o o preconceito, a inveja, a resistência à mudança, a insegurança e a coragem, transforma-se numa lição para todos nós. No ser humano há sempre uma tendência para julgar quem pensa ou age de forma diferente e esta série leva seguramente o leitor a reflectir sobre estas matérias.

As sinopses das duas histórias:

ERNESTE LATULIPPE

Na ausência de Marie, que ninguém sabe se e quando ela voltará de Montreal, Serge tomou a decisão de cuidar de seus negócios a partir de agora. É necessário abastecer Notre-Dame-des-Lacs, que carece de tudo desde que seu Armazém geral caiu em desuso. Infelizmente, não é tão simples. Os fornecedores de Saint-Simon, que só confiavam em Marie, recusam-se a dar crédito a Serge. A tensão aumenta na aldeia, dividida em dois grupos: aqueles que sentem saudades de Marie (especialmente os homens) e aqueles que estão felizes por ela ter partido (especialmente as mulheres), não a perdoando por ter "cometido um erro".

Enquanto isso, Marie diverte-se loucamente em Montreal, sai e multiplica os amantes. Mas ela tem saudades da aldeia ...

CHARLESTON

Nada corre bem em Notre-Dame-des-Lacs! Desde o regresso de Marie e Jacinthe de Montreal, um novo vento sopra na aldeia: as moças da aldeia aproveitam os lindos tecidos trazidos para fazer novos vestidos, os homens ensaiam o Charleston e as velhas, claro, estão escandalizadas. Marie, por sua vez, aproveita mais do que nunca a sua viuvez. É hora de colocar as coisas em ordem! Excepto... quando o padre propõe eleger um novo presidente, ninguém quer concorrer!








Sem comentários:

Enviar um comentário