sábado, 6 de julho de 2024

(quase) 6 meses de BD, por Miguel Cruz

 


A ACBD – Associação de Críticos e Jornalistas de BD, que aqui costumo referenciar, uma vez que tem um dos prémios mais conhecidos de Banda Desenhada (e constitui uma boa indicação de tendências para Angoulême), publicou recentemente uma lista de álbuns “essenciais para as férias de Verão”. Enfim, uma oportunidade como outra qualquer, mas que serve para, passados quase 6 meses de edição (a escolha recaiu sobre as edições até 31 de maio), nos indicar uma dezena de BDs que talvez devam merecer a nossa atenção.

E os recomendados são, por ordem alfabética:

Au-dedans de Will McPhail (404 Éditions);

Carcajou de El Diablo, Djilian Deroche e Marion Chancerel (Sarbacane);

Combat d’Henry Fleming (Le) de Steve Cuzor e Meephe Versaevel (Dupuis);

Cuisine des Ogres (La) de Fabien Vehlmann e Jean-Baptiste Andreae (Rue de Sèvres);

Horizons Obliques de Richard Blake (Urban Comics);

It’s Lonely at the Centre of the Earth de Zoé Thorogood (Hi Comics);

Odeur des Pins (L’) de Bianca Schaalburg (L’Agrume);

Petit Pays de Marzena Sowa e Sylvain Savoia (Dupuis);

Route (La) de Manu Larcenet (Dargaud);

Sang Neuf de Jean-Christophe Chauzy (Casterman).

Le Combat D’Henry Fleming e La Cuisine des Ogres são duas BD de que já pude falar aqui. Excelentes. Sang Neuf e La Route são duas outras BD já objeto de comentário aqui no JuveBêDê. Excelentes. La Route de Manu Larcecenet já foi, aliás, publicada em Portugal pela Ala dos Livros. 

Para além disso, já tive oportunidade de ler Carcajou, L’Odeur des Pins e Petit Pays, e de duas delas falarei mais tarde, L’Odeur des Pins não é muito o meu género, confesso. Das restantes três obras, só folheei uma delas (Horizons Obliques), desatento, portanto não conheço, nunca me foram apresentadas (!), vamos ver se a curiosidade leva a melhor…

Mas brevemente terei aqui de falar de Ulysse & Cyrano, para mim o acontecimento editorial do primeiro semestre (enfim, um deles, a somar a La Cuisine des Ogres), mas que como saiu em junho não entrou na lista. Também, dada a dimensão da BD, não daria jeito para levar nas férias de Verão. 

E finalmente, não se esqueçam de levar nas férias de Verão o último Corvo do Luis Louro, O Despertar dos Esquecidos, que ainda não está editado em francês, mas aqui fica a capa em português (edição Ala dos Livros).






1 comentário:

  1. Levem também o Gredinald les Arcane de la Lune Noir Ed. da Dargaud, do Manuel Morgado e Froideval, e não se vão arrepender. Comprem ao autor com um autógrafo irrepetível

    ResponderEliminar