sexta-feira, 4 de julho de 2025

Festival Bang abriu hoje as portas em Gaia e decorre durante o fim de semana

 


E aí está mais uma edição do Festival Bang. Um Festival de Cultura Pop feito de fãs e para fãs. Literatura, banda desenhada, gaming, jogos de tabuleiro, cosplay, música, tudo faz parte deste evento, que decorre este fim de semana, em Gaia, em vários locais. O espaço Corpus Christi, o Armazém22, as Caves Ramos Pinto, o 7G Roaster e o Cais de Gaia, acolhem as miotas iniciativas integradas na programação do evento.

Entre vários convidados, do Brasil chega Bruna Lombardi e Marcelo Rubens Paiva (autor de Ainda Estou Aqui). No que toca à BD estarão presentes Filipe Andrade, José Milhazes e Joana Afonso, Manuel Monteiro e Pedro N. Osvaldo Medina e Paulo J. Mendes.

A entrada é livre.








Especial edição n.º 100 do Juvebêdê - a ilustração de Margarida Madeira

 


É licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Animação, área onde tem trabalhado. Várias das suas curtas de animação foram seleccionadas para festivais internacionais e conta já com alguns prémios. E por falar em prémios, a sua primeira incursão na banda desenhada foi com uma edição de autor, o livro 7 Senhoras, e valeu à autora o Prémio Obra Revelação no Festival Amadora BD 2023. Neste desenho que nos enviou, para além dos pés das sete mulheres do seu livro, acrescentou mais umas dezenas. Ao todo temos aqui 100 pés desenhados com todo o carinho, para a nossa centésima edição.

Novidade DEVIR: Showa - Umas História do Japão (1026-1939) - o primeiro volume de uma tetralogia monumental

 


Num momento em que a cultura japonesa conquista cada vez mais o público português — do mangá ao cinema de animação, passando pela gastronomia e poesia —, Showa – Uma História do Japão (1926–1939), de Shigeru Mizuki, obra com mais de 500 páginas, chega finalmente às livrarias nacionais pelas mãos da Devir.

Este é o primeiro volume de uma tetralogia monumental que revisita, em formato mangá, um dos períodos mais conturbados e determinantes da história moderna do Japão. Combinando rigor histórico com uma narrativa pessoal envolvente, Mizuki — veterano da Segunda Guerra Mundial e mestre do mangá — oferece um olhar crítico e profundamente humano sobre a ascensão do militarismo japonês.

Numa altura em que se voltam a discutir os perigos do autoritarismo, da desinformação e dos extremismos, esta obra assume uma relevância notável. Um testemunho poderoso, visualmente impactante e de grande valor jornalístico, que cruza cultura, história e memória.




quinta-feira, 3 de julho de 2025

ZineFest celebra 10 anos este sábado, 5 de Julho

 


Este sábado, 5 de Julho, decorre no Porto a ZineFest, que este ano celebra 10 anos. Decorre no largo da Maternidade, junto à Rua Miguel Bombarda, Porto, entre as 16h e as 20h.
Uma iniciativa aberta a autores, artistas, editoras e colectivos, das edições alternativas e independentes, sobretudo ligadas ao papel e às impressões, à ilustração, ao design, à banda desenhada e à fotografia. 

Especial edição n.º 100 do Juvebêdê - a ilustração de Madeleine Pereira

 


Já tínhamos esta publicação praticamente fechada, quando estivemos com Madeleine Pereira e não podíamos deixar passar ao lado a possibilidade de contarmos com a sua participação. Assistimos à apresentação do seu primeiro livro, Borboleta, que já havíamos lido, e ficámos encantados por conhecer melhor o processo de criação desta sua obra que combina a sua história com a da sua família e com a de muitos portugueses que emigraram para França. Antes da apresentação, a jovem autora desenhou-se a ela própria, num pedaço de papel, a dar os parabéns ao Juvebêdê.

Novidade: A Bertrand lança este mês a novela gráfica "A Vida Secreta das Árvores"


Está já em pré-venda no site da editora e estará disponível a partir de dia 17 de Junho, a novela gráfica "A Vida Secreta das Árvores", adaptada da obra do engenheiro florestal Peter Wohlleben, aqui com a colaboração de Benjamin Flao e Fred Bernard.

A sinopse:

Acontecem coisas espantosas na floresta: árvores que comunicam entre si, enviando sinais elétricos através de uma rede subterrânea de fungos; árvores que cuidam não só dos seus rebentos, como também dos seus «vizinhos» doentes, velhos ou órfãos; árvores que têm sensibilidade, sentimentos e memórias. É incrível!

O silvicultor Peter Wohlleben conta histórias fascinantes sobre as espantosas e pouco conhecidas caraterísticas das árvores. Com base quer nas descobertas científicas mais recentes, quer na sua própria experiência de vida na floresta, partilha com o leitor todo um mundo até agora desconhecido.

Uma fascinante viagem pela vida secreta das florestas que é, ao mesmo tempo, uma verdadeira inspiração ecológica e que nos leva a repensar a relação do homem com a natureza.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Este sábado o volume 5 da colecção António Arroio, é apresentado no Museu Bordalo Pinheiro

Este sábado, 5 de Julho, pelas 15h00, o Museu Bordalo Pinheiro recebe a apresentação do volume 5 da colecção de banda desenhada "A António Arroio", realizada por alunos e professores da Escola António Arroio.

Este evento terá a habitual sessão de autógrafos com os vários autores.

O novo volume desta coleção é maioritariamente preenchido pela continuação de histórias do volume 4, realizadas por alunos da Escola Artística António Arroio, registando-se ainda a participação de autores e professores como Ricardo Cabral, Nuno Plati, Vasco Parracho e Francisco Caldas.

Entre as novas participações, destaque para Ricardo Venâncio, autor internacional de BD e ex-aluno da escola. Este volume conta ainda com a colaboração de outros ex-alunos que já iniciaram um percurso na nona arte e que participaram ainda no 1.º volume desta coleção, como é o caso de Patrícia Furtado e de João Gil (autor da capa).

Esta edição ainda teve espaço para entrevistas e algumas histórias selecionadas do fanzine da escola "50x25", premiado pela Porto Editora em 2024 no concurso "50 anos do 25 de Abril" .

Esta colecção teve o financiamento do PNL 2027, todos os volumes ainda podem ser adquiridos neste evento e estão à venda online através do email: movimento1420@antonioarroio.edu.pt apenas durante o período de actividade lectiva.

A entrada é livre.





Especial edição n.º 100 do Juvebêdê - a ilustração de Luís Louro


Já tínhamos mostrado este desenho de Luís Louro que foi a capa do nosso Juvebêdê 100, mas como estamos a mostrar todos os desenhos que fazem parte desta edição, por ordem alfabética do nome dos autores, não poderíamos deixar de mostrar de novo esta maravilha. 

A nossa amizade com o Luís Louro está carregada de coincidências e felizes encontros. Uma delas é ele ter publicado o seu trabalho no Mundo de Aventuras a 1 de Abril de 1985. Em Abril de 1997 nasceu o Juvebêdê e também a 1 de Abril de 2013 chegávamos aos conteúdos digitais com o blogue e no Facebook e anos mais tarde no Instagram. E agora, chegamos à edição 100 novamente em Abril e com o privilégio de ter uma capa comemorativa, que tem origem na obra Baba Yaga que Luís Louro lança no mesmo mês em que comemora 40 anos de carreira, ganha uma chancela editorial (Folha de Louro, com A Seita) e lança uma colecção de selos com os CTT. Isto logo após ter sido agraciado com a Medalha de Mérito Cultural da cidade de Lisboa e antes do muito que está para chegar. Obrigado, Luís!

Claro está que o Luís foi um dos primeiros a ver o Juvebêdê 100, a quem entregámos um exemplar no Festival Coimbra BD.



Novidade: O terceiro volume da série Sinais de Afeto disponível a partir da próxima semana

 


Já está em pré-venda o terceiro volume da série Sinais de Afeto, editada pela chancela editorial Distrito Manga. Uma história repleta de detalhes da vida real sobre uma estudante universitária surda que se apaixona por um rapaz que adora viajar pelo mundo.

A sinopse:

Yuki, uma estudante universitária surda, sente-se atraída por Itsuomi, que a trata com naturalidade, sem hesitações, e ela acaba por se apaixonar por ele. Yuki decide encarar esse amor de frente e dar tudo por tudo. Mas o charme de Itsuomi faz com que atraia as atenções das raparigas e, com isso, sem querer, já tenha partido muitos corações. Conseguirá Yuki descobrir as suas verdadeiras intenções quanto a ela?

E será que ele está sequer interessado no amor, ou estará mais focado num sonho completamente diferente?

As autoras:

Suu Morishita é uma dupla japonesa de manga formada por Makiro (história) e Nachiyan (ilustrações), conhecida principalmente pela série Daily Butterfly (Hibi Chouchou). Originárias da província de Miyazaki, as autoras mantêm os seus nomes verdadeiros anónimos.






terça-feira, 1 de julho de 2025

Este sábado, Filipe Abranches estará no Espaço Ulmeiro, em Benfica, a falar sobre banda desenhada


Este próximo sábado, 5 de Julho, Filipe Abranches estará no Espaço Ulmeiro / Nova Livraria Ulmeiro, em Benfica, pelas 16 horas, para uma conversa intitulada "Comics na minha rua".

Foi nesta rua, uns números mais abaixo, que o autor começou a comprar as suas primeiras revistas de banda desenhada. Filipe Abranches irá falar e recordar essa experiência e mostrar as edições da época, algumas delas ali adquiridas. 

A mensagem do autor:

"Comecei a fazer banda desenhada por causa das leituras e dos livros. As primeiras revistas, como o Tintin ou o Mundo de Aventuras, vinha buscá-las aqui à Ulmeiro, nos anos setenta. Assim aprendi a ler e a apreciar as narrativas visuais, que se tornaram, com a ilustração e a animação, a minha profissão. Convido-vos a aparecer para conversarmos sobre a importância das livrarias de bairro, bibliotecas e o acesso à leitura. Irei mostrar alguns exemplos das edições que me formaram e que produzi, desde fanzines e revistas, até às novelas gráficas. Até já."


Especial edição n.º 100 do Juvebêdê - a ilustração de Lúcio Oliveira


Lúcio Oliveira é o criador brasileiro do hilariante Edibar. Por cá já foram editados cinco livros deste anti-herói que tanto nos diverte, juntamente com a sua mulher Edimunda, a sua sogra Anaconda e o seu cão Gole. Já estivemos mais do que uma vez com o autor, nos Festivais Amadora BD e continuamos a seguir o seu trabalho nas redes sociais. Contactado por nós, desde logo quis participar nesta edição (tal como fez nos nossos 25 anos) e enviou-nos o Edibar a passear por Lisboa.

A nossa leitura de Do outro lado do tempo, de Ana Markl e Christina Casnellie - edição Nuvem de Letras

 


É destinado aos mais jovens, mas por aqui esta leitura proporcionou-nos uma viagem no tempo, muitas saudades da nossa adolescência e momentos divertidos. As dúvidas existenciais, as primeiras paixões, a vergonha do corpo em desenvolvimento, as relações com os pais, as primeiras saídas à noite, está cá tudo. Os dramas na escola, as músicas que ouvíamos, os posters dos nossos ídolos nas paredes do quarto, tudo nos leva a outros tempos em que a vida nos parecia complicada, mas que afinal era tão simples.

Também por aqui havia o hábito de escrever em diários e daí termos gostado tanto deste livro que põe frente a Ana Markl de hoje com a Ana Markl adolescente. 

Foi ao ler os seus antigos diários que a autora teve a ideia deste livro "Do outro lado do tempo - E se pudesses ouvir o teu futuro" e em boa hora o fez e a ela juntou Christina Casnellie, que ilustra muito bem este livro, utilizando apenas o preto, o branco e o rosa, de uma forma muito engraçada e dinâmica, que ajuda à leitura ser fluída.

Portanto, uma bela novela gráfica para muitas idades. Para os mais jovens e para os mais velhos saudosistas.









segunda-feira, 30 de junho de 2025

Amanhã o 475.º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa tem Filipa Beleza como convidada especial

Amanhã, 1 de Julho, decorre o 475.º encontro da Tertúlia BD de Lisboa. A Convidada Especial será Filipa Beleza, que virá de propósito do norte do país para mostrar e falar do seu trabalho.

Haverá também a apresentação do álbum recentemente editado pela Ala dos Livros, Tales from Nevermore, de Manuel Monteiro e de Pedro N. (Nascimento), que também estará presente.

Às 20h, no restaurante Entre Copos, na Rua de Entrecampos 11, junto ao Campo Pequeno.

Se possível, confirmem a vossa presença na página do Facebook da Tertúlia.

Especial edição n.º 100 do Juvebêdê - a ilustração de Luca Conca, assinada também por Gloria Ciapponi


Estivemos com esta simpática dupla de autores italianos no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja de 2024. Já tínhamos lido Urlo – Grito no Escuro, livro editado pela Escorpião Azul, mas em conversa com eles, ficámos a conhecer mais sobre o seu trabalho (Luca é o desenhador e Gloria a argumentista), nomeadamente sobre a novela gráfica Coccinelle – Chercher la femme, ainda por editar em Portugal. E é precisamente a sua personagem principal, Coccinelle que nos dá aqui os parabéns.

Novidade: Em Julho chega o quarto volume da série "O Meu Casamento Feliz"

 


Esta é uma série de manga que temos vindo a acompanhar e o quarto volume está quase a chegar. É uma história que mistura fantasia e romance, com cenários muito bonitos. O Anime já disponível na Netflix, adaptado do romance original.

A Sinopse:

Tudo o que ela queria era um pouco de felicidade…

Apesar de o seu noivado estar ofi­cializado, Miyo sente-se constantemente insegura, temendo não ser capaz de se tornar a esposa ideal para o clã Kudo. Mas a sua con­fiança começa a crescer com a ajuda de Hazuki, a irmã mais velha de Kiyoka, que decide ajudá-la e ensinar-lhe os meandros da sua nova realidade. Entretanto, a vida de Miyo e Kiyoka dá uma reviravolta com a chegada de Arata Tsuruki, um homem misterioso cuja presença desperta várias questões. O que será que ele realmente deseja? Qual será a sua ligação com o poderoso e enigmático clã Usuba, do qual a mãe de Miyo faz parte?

O que parecia ser um simples casamento pode estar prestes a revelar segredos antigos e perigosos.

domingo, 29 de junho de 2025

Desde 21 de Junho que há novas bandas desenhadas no Parque Silva Porto, em Benfica


Desde agosto de 2021, o Parque Silva Porto (em Benfica, Lisboa), conta com novos e curiosos habitantes — os Story Tellers! Estas pequenas esculturas, criadas pelo artista Fulviet, trouxeram uma nova vida ao parque, convidando todos os visitantes a viver experiências únicas e surpreendentes.

Junto a cada uma destas simpáticas personagens, é possível encontrar QR Codes que dão acesso a excertos de bandas desenhadas de autores nacionais e internacionais. Esta intervenção artística tem como principal objetivo divulgar a história da banda desenhada — com especial destaque para a produção portuguesa — e criar formas inovadoras de fruição cultural, fundindo natureza e arte através da tecnologia interativa.

As bandas desenhadas são renovadas trimestralmente, acompanhando o ritmo das estações e do próprio parque, e estão também disponíveis para consulta na Bedeteca de Lisboa, que celebra 25 anos de existência.

Neste verão, o projecto regressa às origens da BD portuguesa com uma selecção de obras de oito autores que representam diferentes momentos da sua história: de Raphael Bordalo Pinheiro (1846–1905) a Nuno Saraiva, passando por Carlos Botelho (1899–1982), Sérgio Luís (1921–1943), Eduardo Teixeira Coelho (1919–2005), José Ruy (1930–2022), Isabel Lobinho (1947–2021) e Fernando Relvas (1954–2017).

Não percam esta oportunidade de redescobrir a história da banda desenhada em Portugal — visite o Parque Silva Porto, em Benfica, e deixem-se surpreender pelos Story Tellers!







Especial edição n.º 100 do Juvebêdê - a ilustração de José Abrantes

 


Neste ano em que celebramos o nosso centésimo número e o nosso 28.º aniversário, José Abrantes celebra 50 anos de carreira. É dos desenhadores que conhecemos há mais tempo e um desenho seu chegou a ser capa do nosso n.º 11 (Maio de 1999), edição que contou também com uma entrevista com o autor. Foram muitos os seus projectos dedicados à nona arte, como autor e co-autor e chegou mesmo a ter a sua própria editora, a BaleiAzul, nos anos 90. Uma vez mais José Abrantes associou-se à nossa história, ao participar com este desenho.

BDs da estante - 640 - A Loucura do Escritório, de Ted Goff - Booktree

 


Antes da debandada para férias, recordamos este "A Loucura do Escritório", de Ted Goff, editado em 2004 pela Booktree. 

Este é um livro repleto de boa disposição que aborda muitas das situações familiares de quem conhece o quotidiano da vida de um escritório, expondo de forma quer simpática, quer sarcástica, todas aquelas características que compõem este universo fabuloso onde afinal, tantos de nós passamos uma boa parte do nosso dia. A autoria é de Ted Goff, que recebeu o troféu T-Square em 2001. Os seus trabalhos foram publicados nos The Saturday Evening Post, The Wall Street Journal, Harvard Magazine, entre outros. 


sábado, 28 de junho de 2025

Leituras do mês do orgulho LGBTQIA+ no dia que se assinalam 56 anos da Rebelião de Stonewall

Está quase a terminar o mês do orgulho LGBTQIA+, pelo que apresentamos aqui algumas sugestões de leituras que ajudam a quebrar tabus e preconceitos.

A 28 de Junho de 1969, faz hoje 56 anos, deu-se a Rebelião de Stonewall, que ocorreu em Nova Iorque. Este evento é considerado um marco na luta pelos direitos LGBTQIA+ e, desde então, o mês de Junho tornou-se um período de celebrações e manifestações em prol da igualdade e visibilidade da comunidade.