sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

As boas vindas a 2025 na banda desenhada - parte 3

Não resistimos. São tantos e tão bons os votos de Feliz Ano Novo que fomos vendo nas redes sociais que temos que partilhar convosco mais esta leva de 10 fantásticas ilustrações.

Pela ordem de autoria ou proveniência:

François Boucq, JeanLouis Tripp, Éditions Dupuis, Les Humanoïdes Associés, Simon's Cat, Parc Spirou, Éditions Delcourt, François Ravard (para a cidade de Saint-Malo), Dawid e Robin Walter.










BDPALOP - Dois volumes da primeira colecção de 2023 - edição A Seita




E voltamos ao tema do projecto BD PALOP porque no final do ano nos chegaram 10 livros, dois da primeira colecção (edição de 2023 - vencedores do concurso de 2022) que ainda não tínhamos (fica completa) e oito da segunda colecção (fica a faltar um), que representam os vencedores do concurso de 2023.

Vamos começar por falar dos primeiros, os tais dois que nos faltavam da primeira colecção. Trata-se de "A Baía do Inferno", da dupla Cabo-Verdiana Edna Cardoso (argumentista) e Meguinil Mendes (Ilustrador) e Heróis de Palma, da dupla de Moçambique Luís Ofice José (argumentista) e Rajau de Carvalho (ilustrador). Ambas as edições, como as restantes, têm A Seita como parceira, e foi a cooperativa que nos fez chegar os volumes. Nos próximos dias falaremos da segunda colecção.

Eis as sinopses e capas destes dois livros:

A Baía do Inferno

Cabo Verde, 1712. Chega à então capital Ribeira Grande de Santiago o ambicioso comerciante Faustino Melo Ribeiro, desejoso por colocar os seus serviços à disposição do Governador, mas os seus interesses vão-se cruzar com os do capitão João Baltazar. Entretanto, o escravo Lourenço faz de tudo para conquistar Maria, uma jovem escrava que sonha comprar a sua alforria. Ele acaba por desenvolver uma amizade com Francisco Simão, o último dos padres Jesuítas na ilha, com um misterioso passado. Contudo, o verdadeiro perigo paira sobre eles: o temerário corsário francês Jacques Cassard ronda as águas da Ribeira Grande. Conseguirão os nossos personagens sobreviver à invasão que se avizinha? Um antigo presságio cumpre-se e ninguém está a salvo na ilha.



Heróis de Palma

A riqueza natural de um lugar nem sempre é sinónimo de estabilidade para as populações. Abraão vive numa aldeia de pescadores, em Palma, e um dia sai para o mar com o pai. Enquanto o barco avança pelas ondas, ele fica a saber das mudanças que estão para chegar com os grandes projetos de gás e petróleo. Para Abraão, é tudo novidade e parece avizinhar-se um futuro cheio de oportunidades. Com o tempo, abusos e atos de corrupção começam a afetar a vida da comunidade. Levanta-se uma onda de tumultos e manifestações que as autoridades não podem deixar sem resposta. Abraão é um dos muitos heróis de resiliência em Moçambique, um herói de Palma.



quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Próxima edição do Iberanime será em Santarém no mês de Maio

 


A próxima edição do Iberanime não será em Lisboa nem no Porto, mas sim em Santarém, no CNEMA. De 17 a 18 de Maio a Capital do Gótico irá acolher aquela que é considerada como a a maior reunião de fãs da cultura japonesa em Portugal!

As boas vindas a 2025 na banda desenhada - parte 2

Não resistimos a partilhar mais uma dezena de votos de Feliz 2025, que fomos vendo nas redes sociais, nas páginas de ilustradores, editoras e grupos de fãs. A quem nos lê e segue o Juvebêdê, renovamos os nossos votos de um excelente Ano Novo.

Pela ordem a autoria ou proveniência das imagens: Achdé, Dargaud (de Jordi Lafebre), Milo Manara, Franquin et Compagnie, Jorge Miguel Catel Muller, Nuno Caravela, Corto Maltés, Beatriz - Ilustradora e Éditions Glénat.












quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

As boas vindas a 2025 na banda desenhada

Começámos ontem com o desenho de Philippe Xavier e continuamos hoje, como manda a tradição, a mostrar os vários votos de Feliz Ano Novo no mundo da banda desenhada, que encontramos nas redes sociais. 

Aqui fica a autoria dos desenhos, pela ordem das imagens: Vittorio Giardino, Turma da Mônica, Hugo van der Ding, Nicolas Barral, Ricardo Leite, Patrícia Costa (Crónicas de Enerelis), Olivier Taduc, Vincent Mallié, Philippe Geluck/Casterman (Le Chat) e Zep (um cartaz que realizou para uma festa de final do ano).