Assinalando os 18 anos do conto clássico da literatura infanto-juvenil “A Menina Que Sorria a Dormir”, a Oficina do Livro editou recentemente a novela gráfica “Glória, A Menina Que Sorria a Dormir”, de Isabel Zambujal, com ilustrações de João Espírito Santo. E o livro chegou-nos, para nossa felicidade, autografado pelos autores, a quem agradecemos.
E o que podemos dizer sobre este livro infantil? Que é uma delícia. Bem escrito e bem desenhado, é colorido e divertido e com personagens engraçadíssimas. Todos os ingrediente para recomendarmos este livro. Como se não bastasse, esta obra transborda amor, amizade e união, com uma história que nos mostra como todos devíamos ser: solidários, empáticos e amigos.
Glória, uma criança de sete anos, adora livros de histórias e só consegue dormir embalada pelas palavras de alguém a contá-las. Quando esse alguém se cala, ela acorda. Como é impossível para a mãe passar todas as noites acordada e o pai de Glória trabalha longe, outros familiares e vizinhos revezam-se a contar histórias durante a noite para que Glória possa dormir. E a galeria de personagens é fantástica e muito animada, cada um com as suas características.
Sobre os autores:
Isabel Zambujal como publicitária, divertia-se a brincar com as palavras. Mas, para quem se sente ainda com oito anos, a literatura infantojuvenil é o mundo perfeito. Tem mais de uma dezena de títulos no Plano Nacional de Leitura. O seu primeiro conto, A Menina Que Sorria a Dormir, além da adaptação a novela gráfica, prepara-se para saltar para o ecrã, numa coprodução entre Portugal e Brasil. É raro acordar com os pés de fora.
João Espírito Santo aprendeu as formas geométricas antes das letras do abecedário. Como Diretor Criativo, conquistou quase tantos prémios de publicidade (nacionais e internacionais) como os livros de banda desenhada que coleciona desde criança. Quando desafiou a Isabel a adaptar os seus contos a novelas gráficas, não sonhava que estava a desenhar o seu caminho como ilustrador. Tem acordado mais sorridente.
Sem comentários:
Enviar um comentário