Ideiafix está de regresso com os seus amigos irredutíveis neste sexto volume da série autónoma do cão de Obélix, editada pela ASA. Traz-nos três pequenas histórias cheias de ação, aventura e humor, fazendo uma leitura leve e divertida, ideal para crianças e público juvenil, mas também para os adultos fãs da série Astérix, a qual recordamos que vai ter uma aventura na Lusitânia (Portugal) a partir de Outubro próximo.
Estas três histórias são todas desenhadas por Jean Bastide, um desenhador que mantém o espírito e o estilo clássico do desenho de Uderzo e que o Juvebêdê já entrevistou, tendo também um autógrafo, que recordamos aqui (é o autógrafo de cima, o debaixo é de Philippe Fenech).
Os autores das histórias seguem um formato acessível, com enredos simples e dinâmicos. Assim a primeira aventura A Floresta Luz (texto de Jean-Marie) mistura astúcia, perseguições e a defesa dos valores gauleses, fazendo lembrar-nos o álbum de Astérix, O Domínio dos Deuses (quando lerem vão entender porquê).
A segunda aventura, O Regresso da Borrasca (texto de Choquet) resgata personagens da série animada, proporcionando um toque de nostalgia.
Por fim a terceira aventura intitulada Migalhas e Jogos (texto de Bacconnier) destaca-se por incluir trocadilhos bem-humorados e momentos que nos remetem ao espírito de Goscinny, numa corrida de cães passada no Circo Mercurocromum e com oferta de pão… o principal problema. Esta aventura tem personagens muito conhecidas da aldeia que resiste ao invasor.
Outro destaque é a capa que parece fosforescente, o que chama a atenção deste sexto volume e que é referente à primeira história A Floresta Luz, história que, em nossa opinião, divide a nossa preferência com a última, Migalhas e Jogos.
De referir que esta série de Ideiafix foi criada para um público juvenil a par com uma série de desenhos animados, que passa na RTP 2, tentando manter o espírito da série original.
Quem estiver à procura de algo simples, divertido e visualmente apelativo para crianças, esta aventura A Floresta Luz cumpre perfeitamente essa função. E vocês caros leitores, tem alguma personagem favorita ou uma história que vos deixou mais recordações nesta série?
Sem comentários:
Enviar um comentário