segunda-feira, 14 de abril de 2025

A nossa leitura de L' Arpenteur", de Viktor Hachmang - edição Casterman


O livro foi lançado este ano, no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême. Trata-se da obra "L' Argenteur", da autoria de Viktor Hachmang, com edição da Casterman. Chegou-nos às mãos pouco depois e a capa e as cores chamou-nos a atenção.

L'Arpenteur é uma banda desenhada de ficção científica, com uma história que se desenrola num cenário pós-apocalíptico. Tudo se passa num futuro distante, onde a humanidade já não habita o planeta Terra. O nosso mundo foi transformado numa enorme lixeira e todos os seres humanos vivem agora num planeta artificial. Todos? Não. Geo, um colector de lixo espacial encontra-se acidentalmente na Terra e completamente sozinho. Começa então a sua caminhada, tentando, desorientado, sobreviver num ambiente hostil e povoado de ruínas, resíduos e lagos poluídos. 

Porém, tudo muda quando no seu caminho ele descobre uma cópia de "A Tempestade", de William Shakespeare e este livro acaba por se tornar numa espécie de companheiro de viagem, de guia para conseguir enfrentar as suas dificuldades num ambiente implacável. Mas a dúvida surge. E se uma entidade misteriosa tivesse orquestrado isto para revelar a Geo a verdadeira face do planeta que ele percorre?

Com um cenário apocalíptico, o livro é um pouco depressivo, porém também convida à reflexão. A história divide-se pelas estações do ano e assistimos ao passar do tempo pela caminhada de Geo, mas às tantas já não percebemos bem onde se encontra a fronteira entre a realidade e a ilusão do ponto de vista dos pensamentos do protagonista. Do ponto de vista visual, é impactante. Os cenários desoladores e a preto e branco são combatidos e alternados com cores fortes e vibrantes, quase fluorescentes.  

Este é o primeiro livro de banda desenhada da autoria de Viktor Hachmang editado em França e para início, achamos que entrou como pé direito. Goste-se ou não do tema, é inegável que este trabalho tem um cunho muito próprio e traz alguns aspectos visuais inovadores.





Sem comentários:

Enviar um comentário