sábado, 19 de abril de 2025

A nossa leitura de "Sinais de Afeto 1", de suu Morishita - edição Distrito Manga

 


Sinais de Afeto é um mangá do género shoujo, da autoria da dupla suu Morishita (Makiro - argumento e Nachiyan - ilustrações) e editado pela Distrito Manga, que desde logo prendeu a nossa atenção pelo facto da protagonista ser uma jovem universitária surda. Está já em pré-venda o segundo volume, mas deste lado acabámos de ler o primeiro.

É pois um livro muito ternurento que nos oferece uma abordagem sensível sobre o despertar para o amor entre pessoas que se expressam e comunicam de formas diferentes. O enredo não é complicado e a história passa-se num ambiente de vida escolar (universitária). A protagonista é Yuki, uma jovem surda que comunica através de língua gestual e mensagens escritas. Ela vai cruzar-se com Itsuomi, estudante na mesma faculdade, bonito e carismático, que tem a particularidade de saber falar várias línguas e desde logo se interessa por tentar falar a mesma língua (gestual). Daí nasce uma amizade e parece começar a haver uma relação mais forte entre os dois.

Porém, Yuki é uma jovem muito inexperiente e nem percebe muito bem os sentimentos que estão a nascer dentro de si. O primeiro volume termina mais ou menos neste ponto e não sabemos ainda muito bem o que vai acontecer. Conseguimos assistir ao desabrochar da jovem, ainda com pouca experiência relacional, devido à sua surdez e a algum empenho de Itsuomi em partilhar com ela conhecimentos vários da vida, nomeadamente de outras culturas.

A dupla de autores consegue tratar a deficiência auditiva de uma forma natural e inclusiva, sem dramas, mostrando que os jovens surdos são pessoas como todas as outras. Sabemos que os autores, para além da pesquisa cuidada que fizeram para este trabalho, contaram também com a colaboração de uma pessoa surda, para assegurar que a representação da língua gestual em termos visuais estivesse correta.

Uma bela oportunidade para os leitores tomarem consciência dos desafios diários de pessoas com deficiência, neste caso a surdez.

O sucesso da série deu já origem a uma adaptação em anime, produzida pelo estúdio Ajia-do Animation Works.





Sem comentários:

Enviar um comentário