Inaugurou no Museu Municipal da Vidigueira, no dia 1 de Julho, a exposição de banda desenhada e ilustração "150 Milhões de Quilómetros até ao Sol", com trabalhos de Paulo Monteiro e Susa Monteiro. A exposição estará patente até dia 25 de Agosto.
Sobre os artistas:
Susa Monteiro vive em Beja, cidade onde nasceu. Estudou Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema e Cinema de Animação no CITEN.
É responsável pela linha gráfica e coorganizadora do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja e da Bedeteca de Beja desde a sua inauguração em 2005.
Ilustrou livros e capas para inúmeras editoras portuguesas, mas também brasileiras, espanholas e francesas. Ilustrou cartazes e panfletos para várias instituições e projetos (Casa da Música, Palavras Andarilhas, Almarte – Festival de Artes na Rua, La Guarimba International Film Festival, Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand, Dia Mundial do Livro, Museu do Aljube e da Resistência, etc.).
Desde 2004 que ilustra regularmente para a imprensa, tendo ilustrações publicadas no Jornal Expresso, Jornal Público, Revista Visão, etc.
Criou a moeda comemorativa “Unicórnio” inserida na coleção sobre criaturas mitológicas, para a Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Tem exposto frequentemente o seu trabalho em festivais de Banda Desenhada e galerias, individual e coletivamente, por todo o país e estrangeiro.
Paulo Monteiro nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1967. Licenciou-se em Letras, na Universidade de Lisboa, em 1991. Durante esse período também estudou Cenografia para Teatro. Escreveu sobre banda desenhada durante muitos anos.
Em 1993 veio viver para Beja, a sua cidade adotiva. Desde 2005 que faz a direção da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, por onde têm passado autores de todo o mundo.
Editou 4 fanzines de poesia: Poemas (1988), Poemas a andar de carro (2003), Poemas Japoneses (2005) e 25 voltas ao Equador para te encontrar (2014); e 3 livros de banda desenhada: O Amor Infinito que te tenho (2010), Mariana (2019), e Um Homem Sem Medo (2021).
Tem realizado várias exposições com o seu trabalho e várias conferências acerca da História da banda desenhada portuguesa e dos seus autores. Em Angola, no Brasil e um pouco por toda a Europa. Também viaja regularmente pelo Sul de Portugal visitando escolas em pequenas vilas e cidades para falar de banda desenhada ou do seu trabalho como autor.
Sem comentários:
Enviar um comentário