“Então, Michael?!: Desventuras de um gato” de Makoto Kobayashi, é uma série de cinco livros, cada um com vários pequenos capítulos independentes e lemos agora o primeiro que saiu em Portugal, pelas mãos de Sendai.
Adoramos gatos e fomos atraídos pela capa fofinha, alegre e impactante. E o que dizer do seu conteúdo? Bom, não nos causou assim tanto impacto como a capa. São pequenas histórias, sem ligação entre si, a não ser o protagonista que é sempre o mesmo: Michael, um gato laranja.
O que acontece é que apesar de Michael ter um comportamento de felino, gosta de comer, dormir, espreguiçar-se, etc., em algumas histórias faz coisas que nenhum gato faria. Ora, ou o autor conhece muito bem os gatos e brinca aqui um bocadinho ou não conhece de todo. Por exemplo, um gato que é asseado por natureza, nunca faria as suas necessidades fora do local apropriado e nunca deixaria de tapar o mau odor com areia, como ocorre no livro. E aqui acontecem por vezes piadas que são meio exageradas. Talvez tenha a ver com questões culturais, de não acharmos piada a certas coisas.
Assim, temos algumas histórias engraçadas e outras menos, mas o livro não deixou de nos divertir, apesar de tudo.
Sem comentários:
Enviar um comentário