O projecto Occimorons nasceu no Instagram, em 2020, durante a quarentena, enquanto o autor, que é psicólogo, desenhava com a sua irmã.
Alguns meses mais tarde, Pablo R. Coca tomou uma decisão há muito adiada: ir ao psicólogo. Sim, porque se os médicos também ficam doentes, porque é que os psicólogos não podem ir ao psicólogo?
Foi com o objectivo de ajudar outras pessoas a passar pelo mesmo e de desmistificar a questão da procura de auxílio de um psicólogo, que o autor nos conta esta história, feita de vinhetas, onde mostra o processo pelo qual qualquer pessoa pode passar até finalmente assumir que precisa de ajuda.
Este livro não tem ilustrações impactantes e coloridas. Este livro vive do seu conteúdo, que vence a parte visual, minimalista, com personagens toscamente desenhadas. O seu conteúdo é da maior importância. Numa época em que tanto se fala de cuidar da saúde mental, nunca foi tão relevante como agora mostrar que decidir pedir ajuda não é nenhum bicho de sete cabeças.
"Essas coisas que nos pesam-acontecem" também nos mostra a quantidade avassaladora de estímulos, solicitações e tarefas que as pessoas têm nos dias de hoje, facto que rapidamente pode levar a um cansaço cerebral extremo e trazer atrás consequências psicológicas graves.
Aconselhamos que leiam o que têm para nos dizer as personagens Occi e Morons, pois fazem-nos reflectir muito sobre a vida que levamos.
O autor esteve recentemente em Lisboa, na Feira do Livro, para divulgar e apresentar a edição portuguesa, editada pela Casa das Letras - Grupo Leya.
Sem comentários:
Enviar um comentário