quarta-feira, 10 de junho de 2020

Memórias de um Homem em Pijama, de Paco Roca



Ao longo dos anos, o público português teve oportunidade de ler algumas obras de Paco Roca, reconhecido e premiado autor/desenhador valenciano, como Rugas, O Inverno do Desenhador, A Casa, Os Trilhos do Acaso, O Tesouro do Cisne Negro e o álbum duplo: O Farol e o Jogo Lúgubre. No dia 6 de Junho, a editora Levoir e o jornal Público publicaram mais um título do autor, intitulado "Memórias de um Homem em Pijama", que não podia ser mais apropriado à época que estamos a atravessar, embora sejam uma obra originalmente publicada entre Março de 2010 e Julho de 2011 – no jornal valenciano Las Provincias.
Memórias de um Homem em Pijama conta a história de Paco, um homem de 40 anos, solteirão, que está dividido entre o amor e o seu sonho de criança: trabalhar em casa de pijama. Esta é também uma história sobre os solteiros, os casais e amigos que, através de histórias hilariantes, influenciam as suas vidas e os seus relacionamentos. Com uma considerável carga autobiográfica e uma referência à série televisiva Seinfeld, em que o autor apela ao sorriso inteligente. Estas memórias descrevem Paco Roca como um atento observador dos detalhes diários e dos comportamentos próprios e alheios.

O êxito deste livro, que foi um grande sucesso global, tendo sido adaptado ao cinema e publicado em mais de dez países, Portugal incluído, permitiu ao seu autor deixar o seu trabalho na publicidade e passar a viver exclusivamente da banda desenhada. Paco Roca escreveu um prefácio em Maio de 2020 em exclusivo para a edição portuguesa, em que diz: “Por fim pude cumprir o meu sonho: viver da banda desenhada e trabalhar em minha casa e em pijama!”





1 comentário: