quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Armazém Central - uma leitura indispensável


Aplaudimos a publicação da continuação da série Armazém Central, por parte da Arte de Autor. Mesmo não conhecendo a série, com a introdução inicial a fazer um ponto de partida da história, rapidamente apanhamos o fio à meada.

Este duplo álbum que incluí os volumes 4 e 5, Confissões e Montreal respectivamente é imperdível. 

Esta série juntou dois autores consagrados: Loisel e Tripp. E é fantástico como tendo ambos uma experiência profissional de cerca de 30 anos, ponham de parte a sua individualidade e desenhem juntos, fundindo-se num estilo comum onde sobressai o melhor de cada um.

O resultado é incrível, os desenhos são fantásticos e conseguem casar na perfeição com o argumento. A vida numa pequena aldeia chamada Notre-Dame-des-Lacs, a beleza do campo, as agruras do isolamento, tudo nos é mostrado de uma as forma terna mas sem ser piegas.

A história traz-nos as inquietações próprias de uma povoação onde todos se conhecem. As agruras do isolamento, os preconceitos, a não aceitação de quem é diferente ou deseja fazer diferente, as alcoviteiras habituais, um padre dividido entre o que é certo e errado, um forasteiro que aos poucos se vai integrando, as invejas, as cumplicidades, o amor, a traição. Armazém Central consegue centralizar tudo isto e mostrar de uma forma crua mas muito bonita, aquilo que todos queremos: encontrar a felicidade. Não percam!

Aqui fica a sinopse e algumas imagens.

Quebeque, 1926

Em Notre-Dame-des-Lacs, todos estão bem acomodados à presença de Serge e do seu restaurante, “La Raviole”. Mas agora, é Marie que vai quebrar os códigos e fragilizar o equilíbrio da pequena comunidade…

Nesta procura universal da felicidade, Loisel e Tripp proporcionam, com sensibilidade e optimismo, um relato de uma emancipação que passa pela redescoberta de si própria e pelo direito ao prazer.

Uma narrativa saborosa e profundamente humana a favor da tolerância.









Sem comentários:

Enviar um comentário