É já esta semana, na quinta-feira, 14 de Outubro, que abre a exposição Flexágono - Faces da Banda Desenhada Contemporânea Portuguesa, integrada no F(O)LIO - Festival Literário Internacional de Óbidos.
A exposição estará patente até dia 31 de Outubro, na Livraria Temporária - Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e tem curadoria de Pedro Moura. Conta com trabalhos dos artistas: Ana Matilde Sousa, André Pereira, Filipe Andrade, Francisco Sousa Lobo, Joana Mosi, Ricardo Baptista, Ricardo Paião Oliveira e Sofia Neto.
A Flexágono mostra, de um universo alargadíssimo e diverso, oito casos de autores que têm, cada qual a seu modo e cada qual num território particular dessa área criativa, explorado a sua individualidade expressiva, autoral e formal.
A banda desenhada portuguesa tem demonstrado, desde a sua origem, e mesmo que respondendo aos movimentos globais que a têm pautado ao longo de século e meio, uma característica força de artistas individuais, mais do que escolas, estilos comuns ou tendências, vincados nas suas escolhas pessoais, métodos de expressão e capacidade de procura de caminhos próprios. Mais, o estado contemporâneo da “cena” portuguesa é particularmente vivo, variado e dinâmico, mas é ainda preciso ser-se atento para além das prateleiras nas livrarias convencionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário