"Astérix e o Grifo" é a mais recente aventura dos nossos bem conhecidos gauleses, sendo que desta vez as peripécias dos nossos protagonistas vão ter lugar numa zona fria e longínqua, no território dos Sármatas (território actual da Rússia, Cazaquistão e Mongólia), numa edição da ASA. Ferri e Conrad fizeram um belo paralelo com os dias de hoje no que toca aos personagens da aldeia deste povo, onde as mulheres e os homens invertem os papeis relativamente às suas funções, comparando claro com a aldeia gaulesa a que estamos habituados.
Ao longo do desenrolar da história vão aparecendo novos personagens, muito bem conseguidos e divertidos, sendo que muitos deles dão um toque novo e único a esta aventura, que se vai focar, obviamente, na busca pelo animal mítico em destaque, o Grifo.
No entanto, para quem já acompanha desde sempre as aventuras de Astérix e companhia, os personagens de sempre continuam a aparecer, como o druida Panoramix, Ideafix (embora faça novos amigos neste álbum) ou mesmo os piratas, com uma aparição especial e diferente... Tudo isto, mais os pormenores científicos da época, bem como alguns trocadilhos engraçados como "confins" e "confinamento" ou nos nomes de alguns legionários romanos (é de estar atento à tradução dos nomes dos coitados) fazem com que Ferri e Conrad tenham realizado um álbum muito bem conseguido e divertido, algo a que já nos habituaram desde que tomaram conta das aventuras dos nossos amados gauleses. De certo Uderzo e Goscinny devem estar tranquilos onde estiverem. Os leitores não vão ficar desiludidos!
Sem comentários:
Enviar um comentário