quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Opinião: Giant é mesmo um livro gigante!


Tínhamos grandes expectativas quanto a esta obra de Banda Desenhada. Felizmente não ficámos desiludidos, antes pelo contrário. Que belo livro e que bela história. Esta edição da Ala dos Livros, é integral, pois reúne os dois volumes originais e apresenta-nos um comovente relato passado nos anos 30 do século XX, sobre a imigração e as origens do "sonho americano".

Antes de falarmos sobre a história, confessamos a sensação que tivemos a cada virar de página: em vez de estarmos a ler um livro, parecia que estávamos a assistir a um filme. A verdade é que a cidade de Nova Iorque é o pano de fundo, a qual tem sido cenário de muitos filmes que estão já na nossa memória. Mas, para além disso, o belíssimo argumento e o estilo de desenho do autor Mikaël também conferem a este livro um estilo cinematográfico e justificam os vários prémios que já recebeu. Não percam!

A narrativa, emocionante e por vezes ternurenta, tem também pequenos apontamentos de humor, nas conversas dos companheiros, de onde sobressai a solidariedade e a amizade entre compatriotas. Tudo se desenrola na sombra dos arranha-céus, alguns deles em construção, como o Rockfeller Center, também ele protagonista da história.

A sinopse:

Nova Iorque, início dos anos 1930. Fazer-se passar por um outro homem tem um preço: o da verdade. A verdade que, mais cedo ou mais tarde, acaba sempre por ser revelada…

Na Nova Iorque da Grande Depressão, imigrantes provenientes de todas as partes do globo arriscam a vida na construção do mítico Rockefeller Center. Giant, um misterioso colosso irlandês, é um dos inúmeros trabalhadores que, com os seus compatriotas imigrantes, labuta arduamente na construção da Grande Maçã. Mas, contrariamente aos demais, Giant parece mais interessado em fugir de um passado que o persegue e atormenta. E quando duas vidas se cruzam, nem tudo é que parece.







Sem comentários:

Enviar um comentário