sábado, 16 de outubro de 2021

Sapiens: Os Pilares da Civilização - volume 2

 

Esta semana, a 13 de Outubro, decorreu o lançamento mundial do segundo volume (dos cinco previstos) da extraordinária adaptação ilustrada do bestseller internacional Sapiens, Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari. Em Portugal a edição é da responsabilidade da Elsinore.

Neste segundo volume da adaptação ilustrada de Sapiens, para novela gráfica, o autor, em parceria com o escritor David Vandermeulen e o ilustrador Daniel Casanave, faz-nos uma vez mais viajar através dos séculos, investigando, desta feita, uma das maiores transformações da História: a Revolução Agrícola e as suas inesperadas consequências para a sociedade humana.

Ilustrado a cores, original e cheio de humor, este livro é indicado para quem quer continuar o diálogo iniciado no primeiro volume e apresentar o universo e as ideias de Noah Harari a novos leitores, curiosos pela história e pela ciência, e pelo que tem sido o longo e agitado percurso do ser humano até aos nossos dias.

E se há 12 mil anos os humanos tivessem voluntariamente caído numa armadilha da qual nunca mais conseguiram sair? Sapiens: Os Pilares da Civilização explica-nos como de caçador-recolector nómada, o Homo Sapiens aprendeu a domesticar plantas e animais, tornando-se sedentário.

Esta é a história de como o trigo tomou conta do planeta, de como um casamento improvável entre um deus e um burocrata criou os primeiros grandes impérios do mundo, e de como a guerra, as epidemias, a fome e a desigualdade social se tornaram para sempre uma parte da condição humana.

Recorde-se que no volume um, Yuval Noah Harari contou-nos a história de um simples símio que acabaria por se tornar o rei do planeta Terra, capaz de dividir o átomo, voar até à Lua e manipular o código genético da vida. Permitiu-nos assistir ao primeiro encontro entre sapiens e neandertais, à extinção dos mamutes e dos tigres dentes-de-sabre, e às descobertas que acabaram por definir-nos enquanto caso único na Natureza.








Sem comentários:

Enviar um comentário