Este é um bom regresso de Marco Mendes à Nona Arte, depois de "Tutti-Frutti" (2019), agora com este belo romance gráfico com o título "Juventude", numa co-edição de "A Seita" e "A Turbina Associação Cultural", que em pouco mais de uma centena de páginas nos apresenta muitos e belos "quadros" com ilustrações, deste autor do Porto.
Numa imagem por página, imagem após imagem (algumas excelentes!), página após página, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda, o autor conta-nos uma história da sua juventude. Uma de muitas possíveis, e uma bela história de banda desenhada, desta vez contada apenas visualmente, sem se socorrer de qualquer texto. Deixa-nos desfrutar desta história recorrendo apenas à imagem ao longo de uma centena de páginas, que apetece voltar atrás e reler (sim, reler!), com mais calma, apreciando, com mais detalhe, a excelência das imagens que a contam.
Como nota, este álbum foi produzido ao abrigo do programa Garantir Cultura, e está também disponível com sobrecapas em inglês e francês.
O autor: Marco Mendes
Nascido em 1978, Marco Mendes vive e trabalha no Porto. Autor de banda desenhada, artista plástico, professor e investigador, é membro Fundador do Clube de Desenho (associação dedicada à formação, exposição e divulgação desta arte) no Porto. Publicou as novelas gráficas Diário Rasgado, Zombie (com a qual ganhou o Prémio Amadora BD para o Melhor Álbum Nacional em 2015), e Tutti Frutti (recolha das páginas de BD que publicou no JN ao longo de vários meses) pela editora Turbina/Mundo Fantasma, e o álbum de desenhos Anos Dourados, numa parceria entre a mesma editora e o Colégio das Artes, em Coimbra. O seu trabalho pode ser acompanhado no seu blogue pessoal em: diariorasgado.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário