quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Curtas Notícias do mundo da BD, por Miguel Cruz

Curtas Notícias do mundo da BD

Museu de Banda Desenhada de Angoulême: François Bourgeon é, para mim, um dos autores de BD mais marcantes, pela publicação da irreverente, disruptiva e inovadora série (das primeiras a ter uma mulher como protagonista) “Os Passageiros do Vento” e da excecional série de ficção científica (marcada pelo tema da sustentabilidade dos recursos) “O Ciclo de Cyann”. Aos 78 anos, Bourgeon cedeu mais de 4000 pranchas, desenhos originais, documentos e maquetes ao mencionado museu, que nos próximos meses vai levar a cabo uma retrospetiva do autor. Estão a ver aquele emoji a lamber os lábios e com baba a escorrer do canto da boca? Pois é!

Tintin: Depois da publicação de um volume de homenagem aos 77 anos da revista Tintim, eis um novo álbum de Tintim: As Joias da Castafiore, na sua versão preparada para a revista Tintine r objeto de restauro. Não desdenho, certamente, mas continuo a não perder a esperança de um dia ver um verdadeiramente novo álbum de Tintim a ser publicado. Eu sei, eu sei, Hergé parece que não queria, “Tintin c’est moi” e tudo mais…

Netflix: O filme protagonizado por Michael Fassbender, The Killer, a estrear no início de novembro na Netflix, é uma adaptação da série “Le Tueur” de Matz (também autor de Tango) e Jacamon, que chegou a ver dois álbuns publicados na série “Os Incontornáveis da Banda Desenhada”, e que foi traduzido e publicado em inglês com sucesso. Se o filme tiver metade da qualidade da série de Banda Desenhada, será já muito bom!

Roma, Roma: E eis que Enrico Marini acaba o tão aguardado volume VI de “Águias de Roma”. Não seria o acontecimento editorial mais esperado do ano, mas deve andar lá perto, dada a qualidade da série e virtuosismo no desenho. Ainda não tive a oportunidade de o ter nas mãos para uma saborosa leitura, mas será para breve. Darei nota, até porque esta é uma edição certa em português, certo??? Afinal, Roma antiga não são só quadrigas! (esta é dedicada a três mulheres lá de casa).






Sem comentários:

Enviar um comentário