segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Novo Astérix: Quem é Palavreadus, a personagem central e vilão do novo álbum de Astérix?

 


Ainda sobre a conferência de imprensa desta manhã, vamos agora falar sobre a personagem que aparece na capa do 40.º Álbum "O Lírio Branco". Quem é este Palavreadus? É um amigo que só quer o bem do próximo (será?).

Fabcaro, o argumentista da história, explicou primeiro a escolha do título deste álbum: "Eu queria encontrar um título que se enquadrasse no espírito de Goscinny e Uderzo, em que o tema é muitas vezes encarnado num objeto físico ou numa pessoa (O Caldeirão, O Adivinho, O Grande Fosso, O Escudo de Arverne, A Foice de Ouro...). Aqui, o lírio é um símbolo de bondade e de plenitude."

O Lírio Branco é o nome de uma nova escola de pensamento positivo, vinda de Roma, que começa a propagar-se pelas grandes cidades, de Roma a Lutécia. Os exércitos romanos estão desmotivados e César decide que este novo método pode ter efeitos benéficos, nomeadamente sobre os campos fortificados em redor da famosa aldeia gaulesa. Mas os preceitos desta escola influenciam igualmente os habitantes da aldeia que com eles se cruzam... A nova escola de pensamento positivo foi criada pela personagem principal da capa, médico-chefe dos exércitos de César, o «vilão» desta aventura que, naturalmente, traz sempre com ele um lírio branco.

Didier Conrad explicou a escolha da capa: Quis dar destaque à nova personagem principal, colocando-a bem ao centro e em primeiro plano. Representei-a de costas voltadas para o Astérix para mostrar que este último não se deixa enganar, lançando-lhe um olhar irónico. Em segundo plano, quis mostrar os efeitos que o método do Lírio Branco pode ter sobre os habitantes da aldeia. Para uns funciona como uma espécie de feitiço, para outros provoca a desconfiança e a resistência.

Mas quem é Palavreadus? Segundo Fabcaro, Palavreadus é um mestre na arte da dissimulação. Para além de ser um pensador, ele é um moralista «de trazer por casa», o tipo de pessoa a quem o adágio popular «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço» assenta como uma luva! É uma personagem que tem tendência para se exprimir através de citações e aforismos por vezes bem obscuros, que dão a impressão de que ele está a dizer coisas muito profundas. Tem apenas um objetivo na vida: fazer um brilharete perante César e tornar o seu método conhecido em todo o mundo. Nem que para tal tenha de subjugar a última aldeia gaulesa que ainda resiste ao opressor! afirmou Fabcaro, o argumentista.

Já Didier Conrad disse que "Quis criar uma personagem única, ao mesmo tempo charmosa e sábia, com a sua juba grisalha. Também me debrucei sobre a sua indumentária para fazer dele um Romano diferente, que provavelmente viajou pelo mundo conhecido para criar o seu método. Inspirei-me na época Catmandu, no Flower Power e nas vestes orientais para salientar a sua faceta de guru espiritual. É por isso que ele usa um grande colar, pulseiras e – claro está – um lírio! Devo confessar que me diverti bastante a criar de raiz esta personagem!

Para a capa quis destacar o Vicévertus, bem centralizado e em primeiro plano. Coloquei-o lado a lado com Astérix, para mostrar que este não se deixa enganar e lhe lança um olhar irónico. Em segundo plano, quis mostrar os efeitos que o método do Lírio Branco pode ter nos personagens da aldeia. Para alguns uma forma de feitiço e para outros desconfiança e resistência."

Curiosos? Nós também! Aguardemos por dia 26 de Outubro. Até lá, ficamos com algumas imagens.







Sem comentários:

Enviar um comentário