sábado, 28 de outubro de 2023

Novidade: Os Passageiros do Vento - Tomo 9 - O sangue das cerejas (Livro 2), de François Bourgeon - edição Ala dos Livros

 



Têm sido tantas as novidades que aos poucos vamos falando de cada uma delas com maior detalhe. Desta vez falamos sobre uma das mais recentes edições da Ala dos Livros, o segundo livro da história "O Sangue das Cerejas", que é também o nono volume da série de François Bourgeon, "Os Passageiros do Vento".

Traduzida em 20 línguas e com mais de seis milhões de exemplares vendidos desde o início da sua publicação, esta série de Bourgeon, é uma das grandes séries de culto da Banda Desenhada franco-belga.

Para situarmos a narrativa desenvolvida por François Bourgeon ao longo de Os Passageiros do Vento, convém recordar que esta série é actualmente composta por oito livros (agora nove) divididos por três ciclos. No primeiro ciclo (cinco tomos), cujo tema central é a escravatura do século XVIII, vemos a jovem e rebelde Isabel de Marnaye embarcar num navio da Maryne Royale e mais tarde num navio negreiro, acabando por chegar a S. Domingo; no segundo, o ciclo A Menina de  Bois-Caïman, composto por dois tomos,  acompanhamos os passos de Zabo, a bisneta de Isa, em plena guerra de Secessão Americana; e neste terceiro ciclo, denominado O Sangue das Cerejas, previsto para dois tomos, Zabo faz-se chamar Clara e vive em Paris, onde a Comuna divide a sociedade.

Sinopse:

Paris, 16 Fevereiro de 1885. Jules Vallès, escritor, jornalista e político ligado à Comuna Francesa, fundador, entre outros, do jornal Le Cri du Peuple falecera em Paris dois dias antes. A amnistia aos antigos elementos da Comuna verificara-se cinco anos antes, em 1880, e os Communards estão de regresso à capital francesa onde o ambiente é conturbado. Zabo, que há vinte anos se encontrava no Louisiana, está, também ela, no meio da imensa multidão que assiste ao funeral de Vallès, respondendo agora pelo nome de Clara. E quando Zabo vê uma jovem bretã recém-chegada a Paris ser maltratada, intervém…






Sem comentários:

Enviar um comentário