quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Klimmy, o rapaz azul - um livro de BD sobre as alterações climáticas


São já alguns os projectos de banda desenhada que conseguem ver a luz do dia através do sistema de crowdfunding. 

Foi o caso de "Klimmy, o rapaz azul", que conseguiu angariar os apoios necessários, com a participação de 77 apoiantes e daqui a poucos meses deverá estar concluído.

"Klimmy, o rapaz azul" é um livro de banda desenhada que não é apenas uma narrativa fictícia, mas uma poderosa ferramenta de sensibilização e educação sobre um dos temas mais prementes do nosso tempo: as alterações climáticas.

O impulso para este projeto surgiu de um testemunho pessoal durante uma manifestação em Lisboa, em março de 2019, durante uma greve escolar pelo movimento climático. O comportamento contraditório de alguns jovens manifestantes despertou uma investigação mais profunda sobre a literacia ambiental e a consciência climática. Foi evidente que, apesar do fervoroso apoio à causa, muitos desconheciam as complexidades e interconexões dos problemas ambientais que enfrentamos diariamente.

"Klimmy - O rapaz azul" não apenas ilustra esses desafios, mas também fornece um mergulho profundo em temas como os gases de efeito estufa, a queima de combustíveis fósseis e os incêndios florestais, a propagação de doenças, a poluição dos oceanos, a pegada ecológica, a reavaliação de hábitos diários, a importância da Amazônia para o planeta, a biodiversidade, a importância das árvores, o que está ao nosso alcance para contribuir para um planeta melhor, entre muitos outros temas.

Cada página é uma lição, não apenas em termos de entretenimento, mas também em educação ambiental.

Este livro não se destina apenas a uma audiência específica. É projetado para alcançar leitores de todas as idades, desde crianças curiosas até adultos preocupados. Ao tornar o tema acessível e educativo, estamos confiantes de que podemos catalisar mudanças positivas na mentalidade das pessoas.

Os autores:

Samuel Caldeira e Mena Pitto estão unidos nas suas vidas desde 1986.

Foram ambos profissionais na área do desenho na vertente técnica, mais concretamente no projeto de telecomunicações.

Samuel, apaixonado pela arte cinematográfica e a Banda desenhada, licenciou-se mais tarde em Engenharia Multimédia.

Mena, aficionada pelo desenho à mão livre frequentou alguns ateliers de desenho e pintura com enfoque no restauro.

Atualmente reformados, reuniram alguns dos conhecimentos de uma vida e criaram este livro, abordando um tema de grande importância e infelizmente muito atual, as alterações climáticas. Samuel criou e ilustrou as personagens e estruturou a storyboard. Mena desenvolveu grande parte do texto e colaborou na arte final.




Sem comentários:

Enviar um comentário