segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Boarding Pass, de Ricardo Santo, chegou agora a todo o mercado nacional

 


Boarding Pass, a mais recente obra de Ricardo Santo, foi lançada no Maia BD pel' A Seita, em Maio deste ano, mas chegou agora a todo o mercado e livrarias especializadas.

Ainda não lemos, mas consta que é um dos melhores trabalhos de Ricardo Santo, autor que se fixou em Barcelona há já alguns anos, e que faz dessa cidade o palco desta obra. Uma obra sobre emigrantes forçados a viver longe do seu país natal, mas também sobre especulação imobiliária galopante, despejos, demolição, reconstrução, e ocupação de edifícios. Na verdade, os males e as lutas que todas as cidades mega-turísticas sofrem, quer seja em Espanha, quer em Portugal.

Num antigo bairro industrial em processo de gentrificação, na cidade de Barcelona, imigrantes das mais diversas proveniências vivem, prosperam ou sobrevivem como podem, no meio da especulação imobiliária galopante, dos despejos, da demolição, da reconstrução, e da ocupação de edifícios. Alianças oportunísticas e conflitos de interesses nascem e morrem entre os condomínios de luxo e edifícios de escritórios e hotéis acabados de construir, que convivem paredes meias com a degradação deliberada, a delinquência e o tráfico de droga. 

É neste ambiente que dois jovens cheios de sonhos e com um amor comum à música se conhecem, enquanto procuram um sentido para a sua existência e um lugar onde ficar. 

Neste álbum, o autor explora as vicissitudes da emigração nos meios urbanos europeus, neste caso na cidade que o próprio elegeu para viver. As suas páginas dinâmicas e coloridas ilustram de modo algo irónico, algo humorístico, mas sempre cheias de movimento, as vidas caóticas, tristes, desesperadas, esperançosas, positivas, muitas vezes violentas, daqueles que foram forçados a fazer a sua vida longe da terra natal. Entre o seu habitual traço algo cartunesco, e um tom mais realista que já explorou noutras das suas obras, Boarding Pass dá uma nova voz à vivência contemporânea urbana.











Sem comentários:

Enviar um comentário