quinta-feira, 3 de outubro de 2024

A nossa leitura de Julieta Pirueta, de Brian Freschi e Elena Triolo - edição Nuvem de Letras

 


Este novo livro da Nuvem de Letras é adequado para maiores de nove anos. Como cumprimos esse requisito, já o lemos :))) e gostámos bastante.

Julieta Pirueta é um livro muito divertido e refrescante. A história está bem construída, os desenhos são muito engraçados e dinâmicos e é mesmo um livro com boa onda.

Julieta Pirueta é a primeira de uma série de novelas gráficas a quatro mãos, dos italianos Brian Freschi e Elena Triolo e começaram mesmo bem.

Existem várias mensagens a reter com esta leitura, umas destinadas aos mais pequenos e outras aos mais crescidos. Neste caso Julieta está de mudança de casa, com o irmão e com a mãe, após a separação dos pais. Nova situação familiar, nova casa, nova escola e novos amigos, são muitas mudanças para gerir na cabeça de uma jovem pré-adolescente. A juntar a tudo isso a insistência da mãe, atleta, para que a filha pratique um desporto, coisa que a miúda odeia. Ela sonha com a dança, ela quer ser bailarina e a mãe nem quer ouvir falar em artes, depois de ser ter separado do marido que é músico. Tudo isto vai gerar uma série de contratempos para a Julieta que quer cumprir o seu sonho mas não quer desiludir a mãe.

E o que retemos desta leitura, como dizíamos são várias mensagens: que é importante lutarmos pelos nossos sonhos e por aquilo que nos traz felicidade; que é importante sermos verdadeiros e não mentir, que os pais devem pensar que as escolhas que fazem para os filhos podem não ser as acertadas, que cada criança/jovem tem as suas vocações e talentos e podem não coincidir com os desejos e expectativas dos pais, e não há mal nenhum nisso

Julieta Pirueta traz acima de tudo uma mensagem positiva e de confiança e onde o amor entre pais e filhos é o mais importante para a aceitação da personalidade de cada um.






Sem comentários:

Enviar um comentário