terça-feira, 8 de outubro de 2024

A nossa leitura do Clube Sad Ghost 2, de Lize Meddings - edição ASA


Esta obra comovente de Lize Meddings começa por ter um grande mérito, tendo em conta que foi inspirado na sua história pessoal e nas suas próprias lutas pela saúde mental. Este segundo volume de O Clube Sad Ghost (podem visitar a página thesadghostclub.com para conhecerem melhor) continua a ter como objectivo sensibilizar o mundo para a saúde mental e as formas com que ela pode afetar o ser humano, focando-se especialmente nas faixas etárias mais jovens.

As relações familiares, a loucura do dia a dia, as exigências escolares, o medo da não aceitação, a fraca auto estima, tudo isso pode ser um peso demasiado para uma criança ou um adolescente e levar ao isolamento, a crises de ansiedade e à depressão. Há quem diga que a adolescência é a altura em que o ser humano sente mais solidão, embora possa ser enganador, tendo em conta que também é a altura em que se tem mais amigos.

Partindo dos problemas que assolam alguns jovens, o Clube Sad Ghost foi criado para ajudar e juntar os que se encontram mais ansiosos e sozinhos e com dificuldades em lidar com os relacionamentos pessoais.

Esta banda desenhada mostra-nos como nos podemos ajudar uns aos outros, pois o ser humano não foi feito para estar sozinho. Com uma enorme sensibilidade e ao mesmo tempo com humor, Lize Meddings consegue, com ajuda dos seus personagens que se vestem como fantasmas, abordar todos estes temas, para que a sua obra constitua uma ajuda para os jovens mais tímidos e inseguros ou a enfrentar os problemas já referidos.

Mas esta obra, que é considerada como "primeiros-socorros psicológicos" não é só para jovens, também pode (e se calhar, deve) ser lida por pais com filhos jovens, para entenderem os conflitos dos filhos, que provavelmente também já foram os seus, mas já se esqueceram. 

É um livro que se lê muito bem, como uma linguagem fácil, mas que apenas peca por ser um pouco monótono, tendo em conta que as personagens são muitíssimo parecidas (toda fantasmas) e a história com pouca ação. Vale a pena pelo tema!




Sem comentários:

Enviar um comentário