Maria - Em cada rosto igualdade", de Henrique Magalhães e editado pela Polvo, foi um dos últimos livros que lemos em 2024.
A sinopse: Para uns, ter um sonho tornou-se uma legenda. Para outro, viver é melhor que sonhar. A vida não se resume a sonhos. mas viver sem sonhos não dá. Pegando esse mote, Maria, Pombinha e Zefinha refletem sobre a vida de forma poética, mas com certo tom de ironia. Apesar de tudo, vale a máxima que viver é sonhar, ainda que corra o risco de se deparar com uns tantos pesadelos. Nesta edição, parte das tiras é dedicada a festejar os 50 anos da Revolução dos Cravos, um sonho português que se tornou realidade.
Criada por Henrique Magalhães, Maria a protagonista das tiras humorísticas completa em Julho deste ano, meio século de vida. Foi, portanto, a altura ideal para lermos pela primeira vez esta divertida série.
Sendo uma criação brasileira, claro que há piadas ou referências mais distantes de nós, mas no geral, conseguimos identificar-nos e Maria é também intemporal, apesar do conteúdo se adaptar à realidade. Temos alterações climáticas, a inteligência artificial, a ditadura da alimentação saudável, questões de género, guerras e terrorismo e política. Tudo isto cabe na voz de Maria e da sua companheira Pombinha, que são um casal, a quem se junta Zefinha. As reflexões deste curioso trio passa pelos temas que referimos atrás e muitos outros, sempre com pinceladas de ironia.
Uma série leve e divertida que gostámos de conhecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário