terça-feira, 21 de janeiro de 2025

A nossa leitura de Os Mistérios, de Bill Watterson e John Kascht - edição Gradiva BD

 


A expectativa era elevadíssima. Quase 30 anos depois de se ter afastado dos holofotes, Bill Watterson, o criador da série Calvin & Hobbes, regressou como argumentista da obra "Os Mistérios" que conta com desenhos de John Kascht, um artista de renome nos Estados Unidos da América. 

Muito longe das tiras cómicas de Calvin & Hobbes, o livro "Os Mistérios" apresenta-nos uma fábula misteriosa e brilhantemente ilustrada, sobre o que está além da compreensão humana. Comecemos pois pelos desenhos que são mesmo espectaculares, a preto e branco e embora retratem situações fantasiosas, são incrivelmente realistas.

Uma história para adultos, em jeito de conto de fadas mas pesado e sombrio, que nos leva a um cenário de fantasia onde, num reino do passado, a população sofre calamidades inexplicáveis e as pessoas vivem tão amedrontadas que, para se protegerem, acabam por se isolar. 

Na esperança de acabar com o tormento, o rei manda os seus cavaleiros para longe, em busca de descobrirem a origem dos misteriosos eventos. Anos depois, apenas um único cavaleiro regressa ao reino e muito maltratado. Porém, quando um mistério é desvendado, aos poucos os outros começam também a ser conhecidos e a amedrontar cada vez menos e o povo começa a abrir-se para a vida e a a viajar. Só que... bom também não vamos contar o resto da história.

Só podemos acrescentar que esta história pode ter vários entendimentos. Podemos falar no no poder que o medo exerce no ser humano, mas também podemos falar no que o ser humano faz com a natureza e que ela é sempre mais forte do que nós e temos a tendência para nos esquecermos disso.

 









Sem comentários:

Enviar um comentário