segunda-feira, 23 de agosto de 2021

WildWest - Calamity Jane - as origens de uma lenda do Oeste

 


Com a Feira do Livro e dois festivais de banda desenhada à porta, a editora Ala dos Livros surge com duas novidades e uma delas surpreendente. Sobre o novo livro do Corvo falaremos logo à tarde, mas como manda a regra da etiqueta, as senhoras primeiro e por isso destacamos este volume um de WildWest - Calamity Jane, o qual já tivemos o privilégio de ler.

A história da lendária Calamity Jane, de seu nome verdadeiro Martha Cannary, permanece envolta em mistério, não se distinguindo bem o verdadeiro do falso. Porém, os autores Thierry Gloris e Jacques Lamontagne, apropriam-se do mito desta personagem e também de Wild Bill (protagonista do volume 2, já editado pela Depuis no mercado francófono) e recriam as suas histórias, que são duras e cruéis como o Oeste, num mundo de violência, sem fé nem lei.

Oriunda do Missouri, Martha cedo perdeu os seus pais. Órfã de pai e mãe, entregue a ela própria, Martha tenta ganhar a vida da melhor maneira, sobrevivendo a servir como criada num saloon, antro de álcool, jogo e prostituição, num território sangrento, onde a construção do caminho avança derrubando e destruindo todos os obstáculos. 

Mas o clima de violência que reina no Oeste selvagem, com assassinos e caçadores de prémios, proxenetas e prostitutas, não se compadece da sua inocência e aos 16 anos, Martha está prestes a cair na prostituição quando se cruza com um caçador de prémios. É ele quem lhe revela o segredo do Oeste. A liberdade está ao alcance de todos. A arma de fogo elimina as desigualdades físicas. Até uma jovem de 50 kg pode derrubar um colosso de 100 kg. Basta que ela o queira.

Este é um livro surpreendente, com desenho poderoso e realista, com todos os ingredientes de um bom western, que dá voz a uma jovem mulher e testemunha a sua revolta e ânsia de liberdade, para fugir a um destino de submissão. A história desta mulher nada tem de cor de rosa, é dura e brutal e o leitor não é poupado a nenhum tipo de violência, que é demonstrada nas mais diversas facetas.  Chega a ser de cortar a respiração.








Sem comentários:

Enviar um comentário