terça-feira, 24 de agosto de 2021

Seita edita livro de Fernando Relvas - Concerto para 8 Infantes e 1 Bastardo

 

Para além da co-edição "Os olhos do gato"  com a Arte de Autor, a Seita apresentou outra novidade: "Concerto para 8 Infantes e 1 Bastardo", uma obra de Fernando Relvas. 

Obra de culto de Fernando Relvas, "Concerto para Oito Infantes e um Bastardo", nasceu a partir de um convite de Jean-Pierre Dionnet para Relvas publicar na revista Métal Hurlant (Aventure), mas acabaria por sair no jornal Se7e, a partir de Dezembro de 1982.  Quase quarenta anos depois é finalmente publicado em livro, juntamente com Niuiork, uma outra aventura protagonizada por Jaca, o futuro diplomata, ribatejano e bastardo. Um clássico incontornável da BD portuguesa, cheia do noir urbano do Bairro Alto e do Cais do Sodré como Relvas gostava dele, está agora finalmente disponível para uma nova geração de leitores, num livro que servirá a nossa memória colectiva.

Em associação com os seus parceiros da Turbina, que já tinham iniciado o trabalho de recuperação das obras de Fernando Relvas, começando com o magnífico "O Espião Acácio" (originalmente publicado nas páginas da revista Tintin portuguesa, e lançada num magnífico álbum há uns anos), a Seita editada este "Concerto para Oito Infantes e Um Bastardo", num volume recheado de extras que mostram a riqueza do imaginário visual daquele que foi um dos nossos grandes pioneiros da BD popular.

“Surgiu assim o Jaca, um suburbano decidido a vencer na vida através da carreira diplomática, que nunca seguirá, pois um destino teimoso empurra-o sistematicamente para situações onde ele, Jaca, não tem bem a certeza de querer estar. Grande, de cabelo empastelado e puxado para trás, e roupa à moda da época, Jaca teria sido um pouco como o Fred, o Coiso e o seu grupo, personagens de subúrbio, caídos direitinhos dos anos setenta, agora transformados em pimpão algo pop”. 











Sem comentários:

Enviar um comentário