terça-feira, 24 de agosto de 2021

Leituras de férias - Mulheres

Mais uma semana, para muitos ainda de férias. Por isso, retomamos mais umas sugestões de leituras, agrupadas por temas. Hoje destacamos as mulheres e alguns excelentes livros em que o protagonismo é feminino.

Sugerimos as leituras de:

"Mulheres sem Medo", uma novela gráfica editada pela Bertrand, da autoria da ensaísta e jornalista Marta Breen e da ilustradora Jenny Jordahl que nos apresentam uma breve história sobre os 150 anos do feminismo, das suas principais figuras e das causas que defende. 

"Vida de Adulta - Histórias para rir da triste vida de uma jovem precária sem paciência e sem dinheiro", edição da Suma, da autoria de Raquel da Silva Fernandes ou Raquel sem Interesse, como se auto-intitula. Num registo humorístico, este livro, além de compilar parte do trabalho e da vida ilustrada da Quica (alter ego da autora), tem toda uma série de histórias inéditas que marcam os trinta anos da autora e que procuram também ser uma amostra semelhante às vivências de uma geração e de todos aqueles que ainda estão a tentar perceber como é ser "adulto".

Amália Rodrigues - Um lugar misterioso - Uma edição da Pato Lógico, numa co-edição com a Imprensa-Nacional Casa da Moeda, com texto de Sónia Graça e desenhos de Paulo Monteiro. O livro, integrado na colecção Grandes Vidas Portuguesas, conta a história de uma das maiores cantoras do século XX.

Alice - Uma edição da Ala dos Livros, especial e comemorativa que assinala os 25 anos de Alice, icónica personagem de Luís Louro. Criada nos anos 90, Alice foi uma obra arrojada para a época, diferente, uma lufada de ar fresco quer do ponto de vista visual quer no que diz respeito ao argumento.

Druuna - Editado pela Arte de Autor, este é o quinto e último álbum da série de Paolo Serpieri (argumento e desenho), que engloba o título "Aquela que vem do vento" e depois de 15 anos e do spin-off Anima (2016), o autor apresenta aqui a continuação e o final das aventuras da sensual e intrépida Druuna!

Igualmente editado pela Arte de Autor, Lena é um trabalho conjunto de dois grandes nomes da banda desenhada mundial: Pierre Christin e André Juillard. Lena é uma série de ficção política que conduz o leitor aos bastidores das alterações geopolíticas que marcaram a história do século XX e também do século XXI e este livro reúne três volumes: A longa viagem de Lena, Lena e as três mulheres e Lena em pleno braseiro.








Sem comentários:

Enviar um comentário