sábado, 21 de agosto de 2021

Arte de Autor e A Seita co-editam "Olhos do Gato", obra prima de Moebius e Jodorowsky

A Arte de Autor e a Seita voltaram a co-editar uma obra de banda desenhada. Desta vez apresentam-nos "Os Olhos do Gato", da autoria de dois nomes que dispensam apresentações: Moebius (desenho) e Jodorowsky (argumento).

Verdadeiro poema visual, "Os Olhos do Gato" é de uma simplicidade e crueldade enganadoras, que mostra uma utilização inovadora dos mecanismos narrativos da banda desenhada e do cinema. Foi a primeira e a menos convencional das colaborações entre os dois autores, dupla responsável por obras incontornáveis com a série "O Incal", ou "A Louca do Sacré Coeur". Trata-se de uma obra de culto, poética e mística, que, mais de 40 anos após a sua publicação original, mantém intacto todo o seu fascínio.

Obra singular e única, até na forma como aborda as convenções da BD para as subverter. Uma obra mítica, que, por ter estado indisponível durante muito tempo, foi bastante mais falada do que lida, o que ajudou ao seu estatuto de verdadeiro livro de culto. Finalmente é editado em Portugal, numa edição num formato ligeiramente maior do que o original, de modo a que o fabuloso trabalho gráfico de Moebius possa ser devidamente apreciado. A edição portuguesa inclui o prefácio original de Jodorowsky e é enriquecida por um dossier final da autoria de João Miguel Lameiras que traça a história desta obra singular, ilustrado com imagens raras. 









Sem comentários:

Enviar um comentário