segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Opinião: A Fera - Uma História do Verdadeiro Marsupilami

De facto, neste ano de 2021 têm sido editados muitos livros de BD em Portugal, sendo que a qualidade dos mesmos tem estado num patamar elevadíssimo, como é o caso deste intitulado "A Fera: Uma História do Verdadeiro Marsupilami". Editado pela A Seita por ocasião do recente Festival Amadora BD e com direito à presença do autor Frank Pé (recente Prémio Uderzo para Melhor Desenho), este livro merece estar no lote das melhores edições do ano, não apenas pelo argumento e desenho, mas pela qualidade da sua apresentação, tanto no formato como no papel, mas ainda com a adição de oito páginas extra, onde podemos encontrar um verdadeiro guia sobre o Marsupilami, devidamente anotado e comentado pelo desenhador Frank Pé. De referir ainda o excelente argumento de Zidrou (conhecido em Portugal pelos livros editados em Portugal da fantástica série "Verões Felizes") e  que conjuga na perfeição com o desenhos de Pé. Em resumo e com a junção de todos estes ingredientes só podíamos estar perante um livro de sucesso. Outro complemento foi como já referimos a presença do desenhador Frank Pé no Amadora BD e que premiou quem teve paciência para estar nas filas dos autógrafos, com um surpreendente e original "autógrafo", que podemos antes chamar de "colagens e trabalhos manuais" e que mostramos aqui numas das imagens. 

Por fim Zidrou e Pé prestam também a homenagem a Marsupilami, o extraordinário animal trazido da série Spirou e Fantásio criada por André Franquin, bem como a chamada de atenção a um assunto que continua a merecer destaque que é o tráfico e os maus tratos a animais exóticos e em extinção, juntando a isso a amizade que vai nascer entre uma criança e um animal.

É por todas estas razões um livro de leitura obrigatória!

Quanto à história, aqui fica a sinopse:  Mesmo que os leitores só a tenham descoberto quando Franquin a introduziu na série Spirou, a verdade é que a estranha espécie já existia bem antes de lhe chamarem Marsupilami. Verdadeiro quebra-cabeças para os zoólogos, dotado de uma cauda desmesurada, o animal possui também uma força impressionante, uma grande inteligência, um dom de empatia e… um apetite voraz!







                                


Sem comentários:

Enviar um comentário