Um dos livros mais bonitos que lemos este ano. Silence d'Amour é uma história profundamente comovente, que nos fez muitas vezes ficar com lágrimas nos olhos e um nó na garganta. Quando assim é, quando um livro de Banda Desenhada consegue provocar estas reações, é porque estamos sem dúvida perante uma boa história.
Esta novela gráfica, da autoria de Matthieu Parciboula e editada pela Casterman, tem como protagonista da história Paul, um escritor que ficou viúvo há seis meses e se encontra arrasado. A sua tristeza é tão avassaladora que é quase palpável da forma como nos é transmitida pelo autor, através das imagens, dos pensamentos de Paul e dos seus silêncios.
Ainda dormente e a viver em piloto automático, Paul não sabe como viver sem Sophia, o amor da sua vida. Um velho amigo, preocupado com os inúmeros telefonemas não atendidos, insiste com Paul para que vá visitá-lo na Toscana, mudar de ares e aliviar a sua dor. Depois de alguma hesitação, Paul aceita esta viagem, que o levará pela Provença, Toscana, e terminará em Stromboli, uma ilha vulcânica na costa da Sicília e local de nascimento de Sofia. Em busca de respostas, em busca de si próprio, Paul faz esta viagem imprescindível para sentir novamente o gosto por viver. Será que consegue? Essa resposta fica em aberto e cabe ao leitor decidir como interpreta o final da história.
Um história lindíssima em vários aspectos, que realça o poder transformador do amor e da amizade e que também nos leva a viajar por bonitos cenários italianos.
Sem comentários:
Enviar um comentário