quinta-feira, 2 de maio de 2024

Gradiva BD revela edição surpresa para este mês de Maio: a novela gráfica da história verídica "O fotógrafo de Mauthausen"

 


E se o roubo do século tivesse ocorrido... num campo de concentração nazi?

Em 1941, Francisco Boix, prisioneiro número 5181 do campo de concentração de Mauthausen, e os seus camaradas delinearam um plano para roubar fotografias que testemunhassem os crimes cometidos no campo e incriminassem os mais altos dignatários nazis. Este plano arriscado é apenas o início da sua jornada para revelar a verdade...

Uma história baseada em factos reais é a proposta da Gradiva BD para o mês de Maio. A autoria desta adaptação para novela gráfica é de Salva Rubio, Pedro J. Colombo e Aintzane Landa.

Trata-se da história real da única testemunha espanhola no julgamento de Nuremberg e a sua luta pela verdade.

Francisco Boix é um jovem fotógrafo espanhol que, juntamente com vários milhares de seus compatriotas, foi deportado para o campo nazista de Mauthausen: uma sentença de morte em vida.

Porém, ao cruzar o caminho do Comandante Ricken, um esteta nazista perverso que tem prazer em fotografar o horror do extermínio, Francisco entende que tem diante de si um testemunho valioso. Tirar fotos do campo será apenas o primeiro passo para revelar ao mundo o que está acontecendo em Mauthausen.









Sem comentários:

Enviar um comentário