segunda-feira, 20 de maio de 2024

A nossa leitura de "Utopia", de Raquel Varela e Robson Vilalba - Bertrand Editora


Foi uma das nossas leituras de Abril e bem apropriada para as comemorações dos 50 anos da revolução. "Utopia", de Raquel Varela e com ilustrações de Robson Vilalba é um livro que, como diz na sua sinopse, embora ficcionado, faz o leitor mergulhar na história do 25 de Abril de 1974.

A clareza da escrita e a forma como a autora conta a história, é uma grande aula sobre o 25 de Abril. A par da história de José, um jovem da periferia de Lisboa em plena década de 1960, assistimos aos anos finais do Estado Novo e à partida de muitos portugueses para a guerra em África. Também assistimos a José e os seus amigos a mobilizarem-se no apoio às vítimas das terríveis cheias de 1967 e a tomarem contacto com as ideias políticas e intelectuais, os livros, a música e os filmes vindos de fora do país, muitas vezes de forma clandestina. 

Tudo isto nos é contado acompanhado por excelentes desenhos a preto e branco de Robson Vilalba, ilustrador e sociólogo, com um traço ao estilo de desenho a carvão.

Apesar de conhecermos a história, Raquel Varela, como uma das historiadoras com obra mas relevante sobre a história da revolução portuguesa, avivou-nos a memória com este livro, sobre o todos os aspectos vividos nessa época, desde o desenvolvimento da luta antifascista, a opressão, ao papel da música de intervenção, o festival de Vilar de Mouros, a queda do regime, a esquerda militar, a intervenção revolucionária e o PREC.

Um excelente livro para ser lido por todos, principalmente para os jovens conhecerem de uma forma muito acessível e ilustrada, a história do 25 de Abril.




Sem comentários:

Enviar um comentário