quarta-feira, 27 de julho de 2022

33.º Festival Amadora BD já tem data: 20 a 30 de Outubro

 


A 33ª edição do Amadora BD já tem data marcada e a maior novidade é o seu espaço de gaming, que já causou alguma agitação nas redes sociais. Aguardemos para ver como funciona e como se relaciona com todo o Festival, mas assim numa primeira reacção, não nos parece fazer qualquer sentido num evento como este. 

De 20 a 30 de outubro, o maior Festival de Banda Desenhada em Portugal volta à cidade da Amadora e, com uma área alargada, abre novamente as suas portas em três localizações distintas da cidade

A relação Portugal – França é o tema do Amadora BD em 2022 e inspiração para a cenografia geral do evento.

 De novo em formato descentralizado, o Amadora BD 2022 volta a abrir as portas do Núcleo Central no Ski Skate Amadora Park. Com uma área alargada de 2.100 m2, o Núcleo Central do Amadora 2022 vai acolher pela primeira vez no recinto do Festival uma nova zona dedicada ao gaming. Com uma área coberta de 200 m2, o espaço gaming do Amadora BD (criado em parceria com a MagicShot), será palco de inúmeras iniciativas relacionadas com a banda desenhada: cosplay, jogos “arcade”, realidade virtual, videojogos, consolas, campeonatos, apresentações, entre outras. A área expositiva (de 950 m2) vai acolher 10 exposições de autores nacionais e internacionais e a zona comercial alargada (de 950 m2) – que será palco de inúmeros lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras – completam a oferta do Amadora BD no Ski Skate Amadora Park.

Nos espaços da Galeria Municipal Artur Bual e da Bedeteca da Amadora – Biblioteca Fernando Piteira Santos estarão patentes três exposições individuais.

A relação Portugal-França, tema geral da edição 2022 do Amadora BD, é também a inspiração para a cenografia geral do evento que, este ano e a convite da direção do Amadora BD, contará com uma ilustração original de Juan Cavia, vencedor (a par com Filipe Melo) do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2021. A primeira peça dessa imagem é o cartaz divulgado ontem.

O evento culminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que mais uma vez atribui um prémio pecuniário no valor de € 5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.


Sem comentários:

Enviar um comentário