Que mergulho fantástico. Nós bem dizíamos que tínhamos a certeza de que iríamos gostar deste livro. Um ternurento e tocante livro que nos fala da terceira idade, das primeiras falhas de memória, do medo da morte, da solidão, da sexualidade dos mais velhos. Gostámos de tudo. Do argumento, da responsabilidade de Séverine Vidal (uma das mais prestigiadas escritoras francesas da actualidade) e o desenho do espanhol Victor L. Pinel.
Esta bela aposta da editora Ala dos Livros, que lemos de um só fôlego, fez-nos lembrar dos livros "Rugas" e "A Casa" de Paco Roca, devido a explorar a temática da terceira idade. Livros como este ajudam-nos a interiorizar que todos nós lá chegaremos e que é importante perceber que apesar das limitações que a idade traz com o passar dos anos, cada pessoa deve saber encontrar a felicidade em qualquer momento da vida. "O Mergulho" é um hino à vida depois dos oitenta. Um relato que comove e diverte o leitor, em idênticas proporções.
Esperamos que esta dupla continue a trabalhar em conjunto, pois o resultado é cinco estrelas!
Aqui fica a sinopse deste relato actual e comovente, impregnado de amor e de nostalgia:
Yvonne, de 80 anos, fecha pela última vez as portadas de sua casa e muda-se para uma residência para a terceira idade, pondo um ponto final a quarenta anos de vida passados naquela casa.
A mudança é dura para esta mulher livre e independente, sobretudo porque continua activa e muito lúcida. E Yvonne tem dificuldade em adaptar-se a essa nova vida, que a aproxima dolorosamente da morte…
No entanto, e contra todas as expectativas, faz novos amigos e inclusive apaixona-se. Mas a velhice não lhe dá tréguas e a memória começa a falhar. Presa no turbilhão inelutável da vida, a octogenária decide oferecer-se uma última digressão encantada.
Sem comentários:
Enviar um comentário